Sacramento do Crisma na Paróquia de São Tiago de Sande

Com a presença de um bom número de cristãos, a paróquia de S. Tiago de Sande recebeu o Bispo da Diocese, no passado dia 19 de outubro, para presidir à abertura da catequese e administrar o Sacramento do Crisma a nove jovens.

O acolhimento foi feito, no salão da Junta de Freguesia, por um grupo de crianças e jovens, com um cântico, e pelo pároco, que saudou D. António Couto em nome de todos.

Sendo a abertura solene do novo ano de catequese, sobressaíam as crianças, adolescente e jovens, com os seus pais. O senhor Bispo dirigiu uma mensagem marcada pela palavra irmão, pegada do cântico de receção “Um abraço de paz, um abraço de irmão” e da carta que integra o Plano Pastoral da Diocese, onde escreveu “Viver em modo de sínodo é viver (…) em modo de irmão”. Ainda, neste primeiro momento, se fez menção ao ano e mês missionário, conscientes de que todos somos “batizados e enviados” em missão, e à celebração dos 175 anos da fundação do Apostolado da Oração.

O Centro do Apostolado da Oração de Sande tem já uma bonita história nesta paróquia, vem desde 1885, e, no presente, mantém um dinamismo muito visível, renovando-se todos os anos com a entrada de novos associados, pela admissão das crianças da primeira comunhão e de alguns adultos. No dia seguinte, cinquenta pessoas, entre zeladores, associados e pároco, iriam participar na Peregrinação do A.O., em Fátima.

De seguida, saiu a procissão para a Igreja Paroquial. Aqui, o senhor Bispo presidiu à Missa e crismou os jovens que fizeram a sua preparação nos dez anos de catequese. Meditando as leituras de Domingo, focou a sua mensagem no convite aos crismandos para que permaneçam fiéis aos dons recebidos, expressando-os no seio da comunidade.

O dia terminou com um alegre convívio dos jovens, familiares, padrinhos e convidados com o senhor Bispo.

Agradecemos a presença pastoral, amiga e motivadora do senhor D. António, bem como do senhor Pró-Vigário Cón. João Carlos que o acompanhou nesta visita à Paróquia de Sande.

P. José Francisco, in Voz de Lamego, ano 89/45, n.º 4532, 29 de outubro de 2019