Curso de Preparação para o Matrimónio - Lamego

SAUDAÇÃO DE BOAS VINDAS

O CPM tem como finalidade principal a promoção de sessões de preparação de Noivos para o Matrimónio, através de uma pedagogia e metodologia próprias, baseadas na Revisão de Vida e no Testemunho vivencial de casais católicos, assistidos por sacerdotes e apoiados na reflexão e diálogo conjugais. O CPM está igualmente aberto a casais já constituídos e a noivos de outras confissões religiosas, sempre na observância e cumprimento dos princípios que modelam os seus Encontros e estão enquadrados nos ensinamentos e doutrina da Igreja Católica sobre o Matrimónio e a Família.
Assim sendo, sejam bem vindos todos os que procuram informação sobre o CPM, seja qual for a razão da sua busca. Aqui encontrarão as vias que os (as) poderão pôr em contacto com um Serviço que a Igreja, através de um grupo de Casais empenhados, coloca à vossa disposição.

BREVE HISTÓRIA DO MOVIMENTO DOS CPM

Em França, desde os meados do século XX que alguns padres, seculares e religiosos, se vinham debruçando sobre a procura de uma espiritualidade específica para as pessoas casadas, baseada num olhar renovado sobre o Sacramento do Matrimónio. Nesta tendência dois nomes se agigantaram, os Padres Henri Caffarel e Alphonse d’Heilly, ambos da Companhia de Jesus.

Já esboçadas pouco antes da II Guerra Mundial, as Equipas de Nossa Senhora, pensadas com aquela finalidade por alguns casais reunidos à volta do Padre Caffarel, foram despertadas pela desintegração familiar provocada pelo conflito. Contudo, debatiam-se com o problema do “diálogo conjugal”, isto é, com a dificuldade de “falar com” e, sobretudo, “ouvir” o outro. Desse núcleo inicial fundador das ENS fazia parte o irmão do Padre d`Heilly, Gérard, e sua esposa Madeleine, razão pela qual este sacerdote era frequentemente solicitado para retiros e conferências dirigidos aos casais e assistentes espirituais, dada a experiência adquirida em anteriores trabalhos pastorais nessa área.

Provavelmente em 1952, o Padre Caffarel encarrega o seu secretário Jean Pillias e sua esposa, com o auxílio de outros casais, de organizarem uma estrutura de formação para jovens candidatos ao Matrimónio; para ela, convidaram o Padre d’Heilly e dela veio a emergir, quatro anos depois, o embrião do CPM, com metodologia e pedagogia próprias, baseadas na revisão de vida e no testemunho vivencial de casais católicos, assistidos por sacerdotes. Apesar das adaptações adequadas ao tempo e lugar, as características originais mantêm-se e, entretanto, o Movimento expandiu-se a outros países europeus e ao Brasil.

Não obstante a autonomização do CPM ter acontecido em 1962, em pleno tempo conciliar, só a partir de Junho de 1967 o Padre d’Heilly é nomeado responsável nacional, pelo Conselho Permanente do Episcopado francês, cargo que desempenhou até 1972. A Federação Internacional (FICPM) foi criada em 07/05/1978, em Turim (Itália) e tem sede no Luxemburgo.

Para a implantação do CPM e das ENS em Portugal foram decisivas as relações de amizade que os Padres d’Heilly e Caffarel mantinham no nosso País, onde frequentemente passavam férias, assim como a acção do então Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes. De facto, a primeira ENS do Porto viria a ser reconhecida, oficialmente, pela Equipe Dirigente, de França, em Novembro de 1957 e no ano seguinte a segunda ENS foi encarregada de lançar os “Cursos de Preparação para o Matrimónio”, objectivo concretizado em Março de 1960. Hoje, o CPM estende-se a todas as Dioceses do País.

A Associação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio tem estatutos aprovados pela Conferência Episcopal, em 10/04/1991, e goza de personalidade jurídica desde 01 de Julho do mesmo ano.
Considerado o fundador do Movimento, o Padre Alphonse d’Heilly faleceu em 22 de Janeiro de 1979.

Notícias do CPM

Ceia do Senhor

24 abril 2019
Missa Crismal

24 abril 2019
NOTA DA VIGARARIA GERAL

17 abril 2019

Fale Connosco

curia@diocese-lamego.pt

Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

curia@diocese-lamego.pt