Peregrinação do Movimento da Mensagem de Fátima à Lapa

No passado sábado, dia 14 de Outubro, o Movimento da Mensagem de Fátima viveu a sua habitual Peregrinação Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa. Como sempre, mais uma multidão veio dos diversos recantos e paróquias da Diocese juntamente com os seus párocos e outros sacerdotes, Diácono, seminaristas, e Irmãs religiosas, que quiseram estar presentes, participando e colaborando neste evento tão marcante e muito significativo para o MMF. Vieram tomar parte também nesta nossa peregrinação o Assistente Espiritual Nacional do Movimento, Padre Manuel Antunes, juntamento com mais dois responsáveis do Secretariado Nacional. Infelizmente não pode estar presente a Presidente do Secretariado Diocesano, Maria Isabel Figueiredo, por motivos familiares.

Depois da saudação a Nossa Senhora, no Santuário, preparada e apresentada por alguns adolescentes e adultos da paróquia de Mezio, Castro Daire, seguiu-se a caminhada em direção ao recinto da celebração da Eucaristia, rezando e reflectindo à volta de algumas dimensões mais relevantes de todo o conteúdo e espiritualidade da Mensagem de Fátima. A Eucaristia, presidida pelo Bispo Emérito, D. Jacinto, foi introduzida por uma admonição geral, saudando e dando as boas vindas a todos os Mensageiros e outros, fazendo o enquadramento e contexto em que acontece esta Peregrinação. Destacou-se a vivência do Ano Centenário das Aparições em Fátima e que teve o seu termo no dia 13 deste mês. Salientou-se, neste particular, a Peregrinação dos dias 12 e 13 de Maio, com a vinda o Papa Francisco a Fátima, como Peregrino “da esperança e da paz” e a canonização dos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto. Fez-se referência ao plano diocesano para o novo ano pastoral de 2017/2018, lembrando o convite que D. António Couto faz a todos os diocesanos, partindo da parábola do Bom Samaritano: “Vai, e faz tu também do mesmo modo!”

Ficou também uma palavra de gratidão ao Reitor do Santuário da Lapa e às Irmãs que aí servem, bem como ao grupo coral que muito dignamente nos tem ajudado a celebrar e a louvar o Senhor.

Na homilia que fez D. Jacinto salientou a riqueza e a atualidade da Mensagem de Fátima, valoriando e enaltecendo a missão dos Mensageiros no meio das comunidades a que pertencem, servindo aí a Igreja. Referiu que “ninguém pode ser católico sozinho, ainda que muito piedoso; nem a fé pode ser vivida de um modo individualista”. Destacou as tão conhecidas e marcantes palavras do Papa Francisco, na Peregrinação de Maio passado que, com voz vibrante, disse em Fátima: “Temos Mãe!”, que é Maria, a Mãe de Jesus. Os Mensageiros de Nossa Senhora do Rosário de Fátima devem ser portadores e testemunhas desta certeza e desta alegria.

Na parte de tarde houve tempo para a tradicional Assembleia no antigo colégio da Lapa, em que o Assistente Nacional explanou de um modo sucinto o tema para o novo ano pastoral no Santuário de Fátima, a partir do lema dioseano de Leiria-Fátima e inspirando-se nas palavras do Papa Francisco, pronunciadas em Fátima, na referida Peregrinção: “Fátima, manto de luz”, lembrando o Padre Antunes que toda Bíblia realça e apresenta os mistérios da revelação e da nossa fé, como acontecimentos e sinais de luz, que é o próprio Deus, é Jesus Cristo. Também o Anjo e Nossa Senhora se manifestaram aos Três Pastorinhos, sempre envolvidos em luz, que os alumiava e lhes transmitia muita coragem, paz e serenidade.

A seguir houve uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento, no Santuário, com a reza do Terço, à qual presidiu o Padre Antunes, justificando que o Rosário ou o Terço é uma oração cristológica e que por isso pode muito bem ser rezado também durante o tempo de Adoração ao Santíssimo. Terminou este momento com a bênção e despedida desejanto que todos interiorizem e recordem tudo aquilo que se viveu e celebrou neste dia.

 

O Secretariado Diocesano, in Voz de Lamego, ano 87/46, n.º 4432, 17 de outubro 2017

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147