Previous Next

Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia de Póvoa de Penela

Esteve entre nós, em Visita Pastoral, nos dias 30 de novembro e 1 e 2 de dezembro, o Bispo da nossa diocese de Lamego, o senhor D. António Couto.
No dia 30 de novembro, pelas 17 horas, o senhor Bispo foi recebido pela presidente de Junta de Freguesia e pelo nosso pároco na sede da Junta de Freguesia, que visitou, passando depois pela capela mortuária e pelo Museu do Azeite (antiga azenha). Perto das 18 horas, já com a presença de alguns paroquianos que se juntaram ao senhor Bispo no espaço do Museu, seguiu para a Igreja Matriz onde celebrou Eucaristia de sufrágio pelos benfeitores da paróquia e administrou o sacramento da Santa Unção aos que assim o entenderam.
No mesmo dia, pelas 21 horas, o Senhor Bispo reuniu ainda com os jovens crismandos, explicando-lhes, numa belíssima catequese, o significado deste sacramento, as suas partes fundamentais e as exigências que ele trazia a cada um deles.

No dia 1 de dezembro, pelas 11 horas da manhã, visitou a pequena comunidade de Bebeses, capelania anexa da paróquia de Póvoa de Penela. Possivelmente, esta foi a primeira vez que um bispo visitou esta comunidade, que o recebeu com grande alegria. Durante a celebração da Eucaristia, foram benzidos o novo altar de celebração e o ambão, tendo o senhor Bispo explicado à comunidade, o sentido desta bênção e o significado da mesa da Palavra e da Eucaristia.
Quiseram os cristãos, desta pequena comunidade, despedir-se do senhor Bispo, com um pequeno, mas simbólico lanche, com algumas iguarias da terra, animado pelo som de uma concertina.
Ao longo deste dia, na sede paroquial, os jovens crismandos, seus pais e os membros do grupo coral paroquial, prepararam e ornamentaram a igreja de modo que tudo estivesse como os seus corações: em festa e júbilo.
No dia 2 de dezembro, bem cedo, já a comunidade paroquial de Póvoa de Penela se encontrava no adro da igreja para acabar os preparativos para a receção ao seu pastor, decorando o adro com flores e verdura.
Por volta das 11 horas da manhã, chegou o senhor Bispo à comunidade paroquial. Foi recebido junto ao Museu do Azeite, pelo nosso pároco, a presidente da Junta de Freguesia, o presidente da Câmara Municipal de Penedono, pelos jovens crismandos e restante a comunidade paroquial.

Um dos crismandos saudou o senhor bispo, dando-lhe as boas vindas com alegria, entusiasmo e esperança pelos frutos da sua visita e pela administração do Sacramento do Crisma.
Cantando “Bendito o que vem em nome do Senhor”, dirigimo-nos para a Igreja Matriz em procissão, para a celebração da Eucaristia, ponto central desta visita pastoral.
Foi com cânticos simples, mas cheios de simbolismo e mensagem, que o nosso grupo coral animou a Eucaristia do 1.º Domingo de Advento.

Na homilia, o senhor Bispo relembrou à comunidade que do Amor de Deus por nós é maternal e que Deus nos ama sempre como nosso Pai, pedindo a todos para serem sempre seus rebentos tenros, que nos deixemos moldar mas mãos de Deus.
Após a homilia, o senhor Bispo conferiu Crisma a 4 jovens, pedindo a toda a comunidade presente que rezasse por eles, para que os dons do Espírito Santo pudessem neles atuar ao longo de toda a vida.  
Depois do momento de ação de graças, os jovens crismandos, dirigiram uma palavra de agradecimento ao senhor padre Luciano Moreira, nosso pároco há 12 anos, pela sua dedicação e prometeram não desaparecer da Igreja, ajudando sempre no que fosse preciso. Ofereceram um ramo de flores ao senhor Bispo. O nosso pároco agradeceu em nome de toda a comunidade e das autoridades presentes a visita de D. António Couto.
A comunidade paroquial de Póvoa de Penela, sendo uma comunidade que vive da agricultura, quis oferecer ao senhor Bispo os melhores frutos que a sua terra produz: amêndoas, azeite, vinho, castanhas, abóboras, figos, nozes etc.

Esta Visita Pastoral foi uma graça e bênção para toda comunidade paroquial de Póvoa de Penela, que ficou com o coração a transbordar de alegria, pela simplicidade do senhor Bispo e pela mensagem que lhe trouxe. Que a Virgem e Mártir Santa Margarida, nossa padroeira, o ajude sempre no seu caminho, obrigado, Sr. D. António Couto.


Flávia Amaral – Grupo Coral Paroquial
in Voz de Lamego, ano 89/02, n.º 8, 4 de dezembro de 2018

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
24
25
26
27
28
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147