Previous Next

Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia de Penela da Beira

Iniciou-se no dia 28 de novembro, pela manhã, a Visita Pastoral à Paróquia de Nossa Senhora do Pranto de Penela da Beira, do Bispo de Lamego, D. António Couto, com a visita ao Lar de Nossa Senhora do Bom Sucesso, da Santa Casa da Misericórdia de Penela da Beira.
Ali chegado com o pároco de Penela da Beira, recebeu os cumprimentos do senhor Provedor, membros da direção, funcionários, irmãos e presidente da Câmara Municipal de Penedono. Depois de visitar as instalações do Lar, celebrou Eucaristia, animada pelos utentes e funcionários da instituição, administrando a Santa Unção a todos aqueles que entenderam. 

No final do almoço, partilhado com os presentes, quiseram os utentes do Lar, brindar o Sr. Bispo com duas canções e a oferta de alguns dos seus trabalhos manuais.
A meio da tarde, depois de ter percorrido as principais ruas da antiga vila de Penela da Beira, o Sr. Bispo visitou a Cooperativa Agrícola de Penela da Beira, que tem como principal missão receber e comercializar aquele que é por excelência o fruto da região: a castanha. Guiado por um dos seus técnicos e pelo presidente da direção da Cooperativa Agrícola, foi explicado ao senhor Bispo a missão e funcionamento da mesma, desde a entrega da castanha pelos agricultores, à sua seleção e calibragem, embalamento e processo de comercialização para os 4 cantos do mundo.

De seguida, visitou, com admiração o dólmen/capela de Nossa Senhora do Monte, classificado como monumento nacional. O Sr. Bispo ficou maravilhado com este monumento que encerra, pela sua localização, a ambiência que o circunda e o silêncio em perfeita sintonia com a natureza.
Na capela de Nossa Senhora da Piedade, local de grande devoção das gentes de Penela da Beira, foi recebido por alguns dos mordomos da sua festividade.
Pelas 18 horas da tarde, presidiu na Igreja Matriz à Eucaristia de sufrágio pelos benfeitores da paróquia e administrou o sacramento da Santa Unção a todos aqueles que assim o entenderam, depois de conveniente reflexão sobre este Sacramento. No final da Eucaristia, o senhor bispo pôde conhecer melhor a Igreja Matriz, tendo como guia o nosso pároco, que lhe traçou em breves minutos a história da mesma e lhe deu a conhecer algumas das obras e melhoramentos realizados nas últimas décadas e lhe mostrou as principais imagens devocionais e objetos litúrgicos.

No dia 30 de novembro, pelas 21 horas, como forma de completar a preparação já realizada anteriormente, o senhor Bispo encontrou-se com um grupo de jovens crismandos das paróquias de Penela da Beira, Póvoa de Penela e Aveloso, na capela do Mártir São Sebastião. Momento enriquecedor e de grande entusiasmo para todos os presentes, pelas sábias e reconfortantes palavras do senhor Bispo sobre o sacramento do Crisma.
O dia 1 de dezembro acordou ensolarado, mas bastante frio, como é típico destas terras nesta altura do ano. Sem medo do frio, depois de terem preparado a Igreja Matriz e o adro com uma passadeira de tons outonais, a comunidade paroquial congregou-se junto da Capela do Mártir São Sebastião, para ali receber o senhor Bispo, que vinha novamente para celebrar Eucaristia e conferir o sacramento do Crisma a 5 jovens.
Por volta das 14 horas, aquando à sua chegada, o povo cantou “Salvé, Salvé Eleito de Cristo”, sendo cumprimentado pelo nosso pároco, o Pe. Luciano Moreira, o senhor Presidente da Câmara Municipal de Penedono e o Presidente da Junta de Freguesia de Penela da Beira. A jovem Inês, que neste dia ia ser crismada, de uma forma muito simples, deu as boas vindas a D. António Couto e manifestou-lhe a gratidão dos crismandos e da comunidade.
Seguiu-se a celebração da Eucaristia, com a liturgia do 1º Domingo do Advento, solenizada pelo grupo coral paroquial que se preparou devidamente para a celebração e com os altares belissimamente engalanados com flores, como o dia merecia.
No final da homilia, o Sr. Bispo conferiu o Crisma a 5 jovens da paróquia.

Terminada a Eucaristia, seguiu-se a visita ao cemitério e nem o frio fez desistir os fiéis que acompanharam o seu Pastor, para ali, em comunhão com todos os Santos, rezarem pelos entes queridos que já partiram.
E foi assim, num ambiente de simplicidade, alegria, festa e encontro, que decorreu a Visita Pastoral do nosso Bispo D. António Couto, à paróquia de Penela da Beira.
Obrigado ao Pe. Luciano Moreira, pela dedicação pastoral em prol desta pequena comunidade paroquial; obrigado Sr. Bispo D. António Couto pela sua visita e pelas palavras que nos deixou de fé, de alento e de esperança.

 

Maria José Neto, in Voz de Lamego, ano 89/02, n.º 8, 4 de dezembro de 2018

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
3
4
5
6
7
8
10
11
12
13
15
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147