Previous Next

Acção Vocacional em Cinfães

No fim-de-semana de 20 e 21 de Outubro,  os seminaristas e pré-seminaristas do Seminário Maior de Lamego realizaram a primeira acção vocacional do novo ano pastoral, na Paróquia de São João Baptista de Cinfães.

As actividades arrancaram na tarde de sábado com um encontro com as crianças da catequese, em que houve oportunidade de explicar o que é o seminário e mostrar as diferentes vertentes da vida de um seminarista.

De seguida, de forma a melhor conhecer a comunidade e entrar em comunhão com quem nos acolhia, participamos na celebração do terço e da Eucaristia. Pela noite, dado que este domingo a Igreja celebrou o Dia Mundial das Missões, realizou-se uma Vigília Missionária. Escutaram-se as palavras desafiantes que o Papa Francisco lançou aos jovens do mundo inteiro na JMJ 2016, e o apelo de Jesus para que cada um dê muito fruto, permanecendo unido a Ele. Houve, então, a oportunidade de estar diante do Santíssimo Sacramento, para que cada um pudesse sentir o olhar do Senhor que nos chama e envia a ser missão.

No domingo, estivemos com os restantes grupos de catequese, para que também eles pudessem conhecer o seminário e os seminaristas, seguido da participação na Eucaristia com toda a comunidade paroquial.

Não podemos deixar de agradecer a toda a comunidade de Cinfães e, particularmente, ao Pe. Francisco Marques, pela forma como fomos acolhidos e acarinhados em todos os momentos da nossa presença na paróquia.

Este encontro foi o primeiro de vários que irão decorrer ao longo do ano pastoral e em que a comunidade do Seminário Maior irá percorrer diversas paróquias da zona pastoral de Cinfães. Serão oportunidade de o Seminário, enquanto "coração da diocese", marcar presença junto das suas comunidades, dando sinal da sua vitalidade, e mostrando o caminho de seminário aos jovens que possam sentir o apelo do Senhor a uma vida de Amor e Serviço.


Tiago Torres, SML