Tomada de Posse do Pe. Vasco Pedrinho, Novo Pároco de Alvarenga

A mudança das estações, em Alvarenga, trouxe-nos a mudança de párocos: no último Domingo do verão, a 16 de setembro, despedimo-nos com amizade do Senhor Padre Jorge Henrique Gomes Saraiva; e no primeiro do outono, a 23 de setembro, recebemos com invulgar expetativa o Senhor Padre Vasco de Oliveira Pedrinho. Vimos nisto o dedo providencial de Deus, o seu dedo indicador, a revelar que, do alto, ordena os astros e entretece, com sabedoria eterna, a vida das pessoas, presidindo à História.

Aquele Domingo de verão foi de despedida, com homenagem de agradecimento ao pároco que, durante três anos e com grande sacrifício pessoal, acumulou esta paroquialidade com as que já vinha acumulando de Cabril, Parada de Ester e Ester. Foram palavras de reconhecimento pela disponibilidade sempre pronta, pela proximidade de trato afável que cultiva naturalmente e pela solicitude manifestada na atenção aos outros, aos mais próximos e aos mais afastados, aos mais necessitados e desconhecidos. Este jeito de estar e conviver resume a marca registada da sua vida. Quando Alvarenga assim se expressava, na despedida, ainda não sabia aquilo que o Senhor Pró Vigário Geral testemunharia publicamente oito dias depois, isto é, na tomada de posse do sucessor:  o Sr. Pe. Jorge Henrique fora a pároco mais sobrecarregado de toda a diocese de Lamego ao acumular estas quatro paróquias do Vale do Paiva. Registamos este merecido elogio para o amigo que não esquecemos, como não esquecemos a pontualidade das Eucaristias Dominicais, com uma referência ao cuidado das homilias, cheias de catequese de sabor bíblico. Com uma prenda inspirada na arte cristã e um convívio partilhado, à volta de mesas mais caprichadas, selámos as cores deste misto de gratidão e saudade de passado indelével.

E, no dia 23 de setembro, foi então a escolhida data para a entrada do novo pároco. Chegou de tarde, um pouco antes das 16 horas, acompanhado pelo Senhor Pró Vigário Geral e pelos pais e por mais de uma dezena de sacerdotes amigos a trabalhar nesta zona pastoral de Cinfães. Destacava-se pela sua estatura física. No adro, Alvarenga aguardava o novo pároco que é natural da freguesia de Magueija e presentemente está a trabalhar em Lamego como assistente diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima. Ordenado em 2002, conhece várias atividades pastorais, fora e dentro da diocese. Por tudo isto, a sua chegada despertou natural curiosidade e grande expetativa.

E, assim, em clima festivo, foi saudado por um paroquiano responsável com calorosas palavras de boas vindas, aludindo à faixa suspensa na avenida da Igreja, secundadas por uma salva de palmas e a oferta de um ramo de flores. Aguardava-o uma passadeira de verdes de jardim, que atravessava o adro e o conduziu à Igreja, onde entrou pela porta principal, com cânticos apropriados, e abençoado pelo primeiro sol de Outono que, deste modo, se quis associar à nossa festa.

Na Eucaristia, em concelebração presidida pelo Senhor Pró Vigário Geral, Padre João Carlos Morgado, desenrolaram-se, perante o povo atento e expetante, as formalidades habituais da leitura do documento de nomeação, da entrega das chaves da residência, da Igreja e do Sacrário – o centro mais sagrado de tudo o que estava a presenciar-se e de tudo o que se espera venha a acontecer – e da prolação das palavras de apresentação proferidas pelo presidente da Eucaristia e representante do Senhor Bispo de Lamego.
Também hoje Cristo e os apóstolos continuam presentes na Igreja, na sua estrutura e nos seus fiéis, na doutrina, na catequese e nos sacramentos e na organização das atividades pastorais. Esta mudança de estações do ano é sinónima da mudança dos tempos e simboliza a Providência Divina, capaz de transformar qualquer outono numa ridente e esperançosa primavera pastoral. Diríamos que, se Deus escreve direito por linha tortas, quantas maravilhas vai agora escrever por linhas direitas. Em tom de leve humor, foi dito que o Senhor Padre Vasco é um Padre grande e também um dos grandes padres da diocese.

Em resposta às palavras do apresentante, o nosso novo pároco revelou a determinação com que quer iniciar as atividades pastorais tomando como seu o lema da Ação Católica: VER, JULGAR e AGIR.
Bonito lema, sempre antigo e sempre novo. Com ele o Sr. Padre Vasco veio ao encontro de todas as expetativas de Santa Cruz de Alvarenga. Precisamos bem dos três verbos agrupados nas três conjugações: o terceiro verbo na terceira conjugação representa a meta urgente de todos os paroquianos de Santa Cruz de Alvarenga.

Já o sol descansava para além do horizonte, quando terminou a nossa jornada com um convívio partilhado no salão paroquial, que foi pequeno para a centena de alvarenguenses que tomaram parte em todo o cerimonial e aproveitaram para cumprimentar e trocar palavras de consideração e apreço com o novo pároco, seus pais e sacerdotes acompanhantes.

Rui Mendes, in Voz de Lamego, ano 88/41, n.º 4478, 25 de setembro de 2018