Previous Next

Reunião do Colégio de Arciprestes

Na proximidade do início de novo ano pastoral, reunião do Colégio de Arciprestes, no dia 14 de setembro, no Seminário Maior. Estas reuniões, bi-mensais, procuram ser mais um instrumento de reflexão da vida da Igreja em Lamego, concretizável nos serviços e departamentos, nos movimentos e grupos eclesiais, nas congregações religiosas, nas paróquias e nos arciprestados e/ou zonas pastorais.

Cada arcipreste e vice arcipreste tem uma ligação mais estreita com as comunidades paroquiais que lhe estão confiadas, mas a preocupação é refletir a vida da diocese, as propostas pastorais, acolhendo-as a partir das paróquias, dos conselhos pastorais, procurando ir ao encontro dos desafios do plano pastoral em cada ano proposto e do mandato de Jesus Cristo, anunciando o Evangelho com a voz e com a vida, na oração e nos momentos de celebração, de convívio e de festa, nos momentos de sofrimento, da doença e da morte, em iniciativas que façam sentir-nos além das nossas capelinhas e abram as nossas comunidades a outras comunidades, no arciprestado e na Diocese.

Neste encontro, foram apresentadas algumas propostas que o novo plano pastoral aglutinará, partindo da Carta Pastoral do nosso Bispo, D. António Couto, e pensando o plano numa estrutura trienal, dedicada à Igreja, vocacionada e enviada, em missão permanente, para viver o Evangelho, transbordando-o pelo anúncio, envolvendo todos.
Como já anunciado na Voz de Lamego, a apresentação do Plano Pastoral Diocesano realizar-se-á, se Deus quiser, no próximo dia 6 de outubro, no Seminário Maior de Lamego, com o início previsto para as 9h30, concluindo com o almoço, pelas 13h00.

Neste encontro será explicado o logotipo, da responsabilidade do Pe. Hermínio, seguindo-se a apresentação das propostas específicas pelas Comissões / Departamentos: Pastoral Juvenil, Pastoral Familiar, Cefécult, Pastoral Vocacional, Bens Culturais, terminando com a oração de envio. Está a ser preparado, pelo Pe. Marcos Alvim, um hino que acompanhará os 3 anos e a ser interpretado pelo Grupo Coral da Sé.

A intervenção do Senhor Bispo no Colégio de Arciprestes, em linha com o que tem dito em outros conselhos e em outros encontros, a todos incentivou, dizendo-nos que quem parte do pressuposto que as iniciativas serão um fiasco, já está a fazer com que o seja. Há que ter um otimismo (moderado), mas confiante. Não trabalhamos sozinhos. Mais meios, mais pessoas, mais empenho e mais intensidade, muito mais que antes. Aos sacerdotes, a oração e o anúncio e chamar mais pessoas, formando-as. O Plano só serve para canalizar, para ajudar a rezar mais e melhor, para mobilizar o anúncio do Evangelho.

Foram tratados outros temas, acolhidas sugestões, refletidos receios, feitas avaliações de outras iniciativas. A Voz de Lamego foi também objeto de discussão, como um meio, um instrumento para ligar comunidades, para informar e formar pessoas, incentivando sacerdotes e leigos, paróquias e instituições da Igreja a cooperarem com notícias, mas também tornando-se assinantes. O Senhor Bispo confessou que gostava de ver, quando chegava a uma paróquia ou entrava num centro social e/ou paroquial de ver a Voz de Lamego e os Boletins paroquiais e não somente revistas e jornais nacionais… A este propósito, brevemente a possibilidade de assinatura digital, tentando chegar a novos públicos.

in Voz de Lamego, ano 88/40, n.º 4477, 18 de setembro de 2018

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147