Previous Next

Padre António Ferraz celebrou as Bodas de Prata Sacerdotais

“Não foste vós que Me escolhestes, fui Eu que vos escolhi.”

No passado dia 31 de julho, na paróquia de Nossa Senhora do Pranto de Vila Nova de Foz Côa, o sacerdote António Ferraz assinalou o vigésimo quinto aniversário da sua ordenação presbiteral com a celebração da Eucaristia de ação de graças, presidida pelo Bispo de Lamego, D. António Couto, iniciando também a sua visita pastoral à comunidade de Vila Nova de Foz Côa.

Após um período de preparação, sempre necessária no contexto destas celebrações, a igreja paroquial e o caminho que a espaçava do salão da Junta de Freguesia, assim como o coração dos fiéis desta comunidade, encontravam-se dignamente embelezados para o momento de festa.
A comunidade nutriu os seus corações na mesa da Palavra de Deus escutando as leituras do livro de Isaías, da carta de São Paulo aos Romanos e o Evangelho segundo S. João, acompanhada por cerca de duas dezenas de sacerdotes entre os quais o padre Diamantino Pereira Duarte, também ele aniversariante, pois foi um dos sacerdotes que celebrou o sacramento da Ordem no mesmo dia que o padre António Ferraz.

D. António Couto partilhou, em seguida, uma bela reflexão, onde dirigiu uma palavra de acolhimento e saudação a todos os que se encontravam na bela igreja dedicada a Nossa Senhora do Pranto, unidos e reunidos à volta do Senhor Jesus que a todos chama, a todos envia porque a todos ama. Destacou de modo particular a leitura de Isaías, o qual soube responder: “eis-me aqui, envia-me a mim”, e celebrar de modo ferial o amor gratuito que Deus lhe dirigiu. Esta descoberta opera-se após a morte do Rei Oseias, para quem trabalhava, descobrindo então um outro Senhor Rei que não morre jamais, a quem somos chamados a servir como Isaías e como o servem os sacerdotes jubilados. Tal como o profeta, o cristão não pode ser de palha, pois a Palavra de Deus que lhe queimou os lábios, queimá-lo-ia todo se não fosse forte para manter no seu coração a chama dessa Palavra.
D. António terminou referindo que também Maria tinha nas entranhas a chama da Palavra de Deus a arder e por isso não parou pois tinha de levar as notícias e as carícias de Deus, sendo modelo para todos os cristãos.
No momento da apresentação dos dons foram trazidos ao altar vários símbolos relacionados com os vários campos da ação da pastoral do padre António Ferraz, assim como das suas experiências de caminhada na comunidade.
No momento da ação de graças as crianças do Patronato de São José entoaram um cântico e os acólitos ofereceram uma estola em sinal do reconhecimento pelo seu pároco. O sacerdote jubilado, emocionado, agradeceu a todos pela sentida homenagem assim como a todos aqueles que de modo particular fizeram parte da sua história de vida humana e sacerdotal.

O dia terminou com um jantar convívio onde, à volta da mesa, se celebrou o dom da vida e da vocação sacerdotal com o gesto de fraterna alegria.
Que o lema colhido no Evangelho de São João “Não fostes vós que Me escolhestes, fui Eu que vos escolhi”, continue a brilhar no coração do Padre António Ferraz e o ajude a viver com fidelidade e autenticidade o chamamento e envio que o Senhor Deus faz a todos e de modo muito particular aos sacerdotes.
Muitos parabéns e que Deus o ajude.

Pe. Miguel Peixoto,
in Voz de Lamego, ano 88/36, n.º 4473, 21 de agosto de 2018

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147