Nos dias 20 e 21 de setembro, decorreu, em Fátima, o 51º Encontro Nacional dos Convívios Fraternos (ENCF), cujo tema que lhe deu mote foi: “Alegres na Esperança”. Este encontro contou com a presença de várias dioceses do nosso país, unidas pela chama da nossa fé conviva que vivemos todos os dias em Cristo e para Cristo.
No primeiro dia, assim que chegámos, fomos agradavelmente acolhidos nas instalações das Servas de Nossa Senhora de Fátima, perto do Santuário, onde iríamos pernoitar. Agradecemos, desde já, toda a atenção, apoio e disponibilidade dispensados pelas irmãs à diocese de Lamego, que ajudaram na concretização deste fim de semana especial, contando com a disponibilização da capela para os nossos momentos de oração.
Depois deste acolhimento caloroso e de um almoço partilhado repleto de oração, reencontros, risos e muita dança, partimos para a primeira atividade, que consistiu no encontro de todas as dioceses presentes no Centro Pastoral Paulo VI, criando-se vários grupos para revivermos o Convívio Fraterno, através de alguns workshops, que nos fizeram relembrar e refletir sobre os temas abordados no convívio. Foi um momento para nos ligarmos às outras dioceses, como uma corrente em oração e fé, percebendo, juntos, o que é ser alegre na esperança, neste ano jubilar.
A Diocese de Lamego, este ano ficou encarregue de organizar a saudação Mariana, que ocorreu, logo de seguida, na Capelinha das Aparições, na qual constituímos o coro e conduzimos todo o momento de oração, onde pudemos honrar Maria, entregando-lhe os nossos corações. À noite, dirigimo-nos ao Santuário de Fátima para rezar o terço e participar na procissão das velas. Seguidamente, todas as dioceses regressaram ao Centro Pastoral Paulo VI, onde iria acontecer o Sarau do 51º ENCF, contando com uma representação de cada uma das dioceses presentes, em que a de Lamego criou uma coregrafia para o hino do ENCF deste ano, com o tema “Alegres na Esperança”. No fim do sarau, realizou-se uma “Cristoteca”, onde foi possível confraternizarmos com os outros jovens do nosso país que partilham a chama da fé conviva e os abraços calorosos e reconfortantes, num ambiente mais divertido e festivo. Ao regressar à Congregação tivemos a oportunidade de adorar o Santíssimo durante a noite, exposto na capela da casa das Servas de Nossa Senhora de Fátima.
No dia seguinte e último em Fátima, de manhã, participámos no terço no Santuário, agradecendo a nossa presença nesta experiência única e nostálgica, recordando cada momento vivido no nosso convívio fraterno, esse que marca a nossa vida enquanto cristãos e servos de Cristo. Seguiu-se a Eucaristia Dominical no Santuário, onde decorria o 10º Encontro de Motards em Fátima. Ali, pudemos assistir à Bênção dos seus capacetes. Entregámos todo o ENCF e a viagem de todos de regresso às suas dioceses.
“Sem medo, unidos de mãos dadas com Deus e entre nós, seguimos em frente. Somos discípulos de Cristo.” – Papa Leão XIV.
Lurdes Barreto, in Voz de Lamego, ano 95/44, n.º 4821, de 8 de outubro de 2025