Homenagem a D. António Francisco dos Santos

Em conformidade com as orientações do Sr. Bispo de Lamego, D. António Couto, entre as quais nos recomendava:
 … “é preciso pensar numa homenagem digna e o mais ampla possível, em que se revejam a sua Diocese de origem (Lamego) e a sua paróquia de origem (Santa Cristina de Tendais), mas também as Dioceses de Braga, Aveiro, e Porto onde trabalhou com brio e doação total. Também a colaboração das instituições Civis, como a Junta de Freguesia de Tendais e a Câmara Municipal de Cinfães, e outras instituições e associações serão bem-vindas” … e que seja uma … “obra de significado amplo que diga hoje, amanhã e depois de amanhã, às gerações presentes e futuras, a grandeza de alma do Sr. D. António Francisco”.
 No próximo dia 29 de Agosto, dia do aniversário natalício, vai ser inaugurado pelo Sr. Presidente da Câmara de Cinfães, Sr. Armando Mourisco, com bênção do Sr. Bispo de Lamego, D. António Couto, na paróquia de Tendais, um Monumento evocativo e de gratidão pela vida e missão de D. António Francisco dos Santos.
Na concretização deste Monumento, com acompanhamento do Departamento para os Bens Culturais, Patrimoniais e Arte Sacra da Diocese de Lamego, estiveram: a Comunidade Paroquial, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, e um grupo de amigos que dinamiza também o movimento denominado “Caminhando com D. António Francisco dos Santos”.
 Este Monumento é constituído por:
- uma estátua em bronze, com dois metros de altura, da autoria do escritor Hélder de Carvalho. São mecenas desta estátua: a Irmandade dos Clérigos do Porto, a Associação Comercial do Porto (Palácio da Bolsa) e a Santa Casa da Misericórdia do Porto.
- uma base para a estátua, da autoria do arquiteto Carlos Martins, constituída por quatro patamares e quatro painéis evocativos da ação desenvolvida por D. António Francisco dos Santos nas dioceses de Lamego, Braga, Aveiro e Porto. São mecenas desta base para a estátua a Câmara Municipal de Cinfães e a Junta de Freguesia de Tendais.
Este evento terá lugar numa Eucaristia, às 17h30, presidida pelo Sr. Bispo de Lamego. Confirmaram já a sua presença nesta celebração: D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, e o Bispo Auxiliar D. Nuno Almeida; D. Manuel Linda, Bispo do Porto e os Bispos Auxiliares D. Pio Alves e D. António Augusto; o Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro; e o Bispo Emérito de Lamego, D. Jacinto Botelho.

Pe. Adriano Alberto Pereira, in Voz de Lamego, ano 88/36, n.º 4473, 21 de agosto de 2018

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147