Previous Next

Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia de Chãs

Foi numa manhã de quinta-feira, 7 de junho, tímida de primavera, que o Senhor Bispo  iniciou a visita pastoral à paróquia de Chãs. O povo desta comunidade acolheu-o com toda a alacridade e empatia, com flores e demais ornamentos, na capela de Nossa Senhora da Assunção.

Partiu dali para o cemitério, onde os irmãos repousam no Senhor. Rumando ao centro social e paroquial, aí foi celebrada a Eucaristia, com o sacramento da Santa Unção, uma carícia de Deus para os mais fragilizados e debilitados. Também aqui foi recebido com imensa alegria e comoção, num ofertório solene, levado ao altar por cada idoso. As ofertas do fruto e do trabalho eram acompanhadas do pedido  de uma bênção de pai e pastor, para nunca nos desviarmos da verdadeira  fé e da única Igreja.

Numa altura em que o homem é um conjunto de ideias antagónicas, que  pede a legalização da prática antecipada da morte, é necessário  transmitir à população o caminho a seguir, pois não cabe ao homem esta  decisão, sendo que toda vida humana é sagrada e inviolável.

Já de tarde, o ilustre Antístite visitou doentes acamados,  instituições da freguesia, culminando este plenificado dia com um  encontro com os movimentos paroquiais, numa palavra de estima e  gratidão em que todos são importantes e protagonistas.
Pela manhã de Domingo, 10 de junho, foi o ponto ápice desta visita com a Eucaristia  e administração do Crisma a 14 jovens da Paróquia.

O ilustre Antístite foi recebido em festa ao som da banda de música,  tocada por membros da terra. Sim, porque esta freguesia teve em tempos  duas bandas, nomeadamente a banda filarmónica de Chãs e a banda de São  Caetano (padroeiro desta paróquia). Estas bandas posteriormente  chegaram a um términus, mas, em ocasiões de proeminência, como a  visita do senhor Bispo, os membros de cada banda unem-se, diga-se com  alegria e companheirismo, a fim de proporcionarem momentos aprazíveis  e de bem receber a quem habita e visita esta aldeia. Iniciou a Eucaristia, com uma saudação  aos fiéis, aos párocos e ao  filho ilustre desta terra, Padre Manuel Leal, presente nesta festa. Na  sua homilia o senhor Bispo fez referência ao Evangelho do X Domingo do  tempo comum, A verdadeira família de Jesus não são os que estão fora e  de pé, mas os que estão dentro e sentados à Sua volta. Nada subsiste quando há divisões, só subsiste aqueles que permanecem em união.

Por último, lançou o desafio aos jovens a serem desenvergonhados, não  tendo vergonha de seguir Cristo e a serem comprometidos com Cristo na  nossa vida e levarem este rosto desfigurado a outros irmãos.

Bem – haja, Senhor Bispo, por trilhar as pedras da calçada desta  paróquia e nos proporcionar a experiência de saborear a beleza da  comunhão que é a Igreja reunida à volta do seu pastor.
Pe José Fonseca, in Voz de Lamego, ano 88/29, n.º 4466, 19 de junho de 2018

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147