Previous Next

Empreendedorismo e Comunidade: O contributo da Escola ativa e empenhada com o Futuro

Nos dias 24 e 25 de maio, a Escola de Formação Social Rural de Lamego (ESFOSOL) e a Escola Profissional de Lamego (ESCOPAL) promoveram as suas Jornadas Culturais. O programa de 2018 foi dedicado ao tema “Empreendedorismo e Comunidade”. Uma conjugação feliz dos Projetos Educativos das duas escolas.

Na escola, no trabalho e em qualquer outro aspeto da vida é difícil conseguir-se ir mais além sem a ajuda, o apoio ou, simplesmente, o incentivo do outro. Num mundo, em que cada vez mais é importante saber viver em comunidade, o papel da escola é esse mesmo, preparar para o futuro. Este, passará, indubitavelmente, por termos pessoas empreendedoras e inovadoras.

Foi neste sentido que a ESFOSOL e a ESCOPAL trabalharam as suas Jornadas Culturais. Dos dois dias de atividades, o destaque vai para os wokshops, ateliers e demonstrações, que decorreram na Av. Dr. Alfredo de Sousa, na quinta-feira de manhã, dedicados à informática, eletrónica e a práticas de animação. Os alunos puderam contactar com formas diferenciadas de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Na parte da tarde, tivemos de nos refugiar da chuva, e o flash mob, o concurso de Freestyle e os jogos lúdico-recreativos tiveram de decorrer dentro de portas. O extraordinário do dia, aconteceu à noite. Teve início com a XV Mostra de Produtos Regionais, só possível com o contributo dos amigos produtores e distribuidores de queijos, enchidos, vinhos, frutas e produtos de pastelaria. Culminou com um café concerto, que deu voz ao talento que corre nas escolas. Ouviu-se tocar, cantar e encantar, num cenário magnífico, dado pelo Museu Diocesano.

Para o segundo dia ficou a parte mais formal. No Teatro Ribeiro Conceição, reunimos um conjunto de oradores para, num primeiro painel, no falarem dos incentivos existentes ao Empreendedorismo. Tivemos a honra de contar com o contributo do Dr. António Penela, do IEFP; do Dr. António Severino, do CLDS 3G e do Dr. Miguel Mota, da ESTGL. Num segundo painel, falou-se de exemplos de projetos empreendedores, que nasceram a nível local, mas com potencial nacional. O Dr. Romeu Sequeira falou das Aldeias Humanitar; a Dra. Jacinta Conceição da Associação Vale do Varosa Desenvolvimento Local e, por fim, tivemos a presença de Pedro Lopes, fundador e CEO da InfiniteBook, uma ideia que nasceu em Vil de Moinhos, Viseu, e neste momento está em expansão pelo mundo. Foi extremamente gratificante e uma honra reunir tantas individualidades num mesmo espaço e mostrar à Comunidade Educativa que os sonhos são passíveis de se realizar, independentemente do local de origem. O importante é encontrarem o incentivo certo para que as fraquezas se transformem em forças e as ameaças em oportunidades.

No final, o agradecimento vai para os nossos formandos, os nossos formadores e os nossos colaboradores, que foram incansáveis na dedicação e disponibilidade, para que tudo corresse de acordo com o idealizado.

Como nos anos anteriores, a promessa é a mesma, a ESFOSOL e a ESCOPAL mantêm a sua firme intenção de continuar a ser referência na formação de jovens, não só como profissionais de topo, mas também como cidadãos ativos, conscientes e dedicados à vida e à comunidade.  


As Direções da ESFOSOL e da ESCOPAL,

in Voz de Lamego, ano 88/27, n.º 4464, 5 de junho de 2018
 

 

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147