Previous Next

A Páscoa no Estabelecimento Prisional de Lamego

Depois da Visita Pascal que tivemos no dia de Páscoa, como manda a tradição, realizada pelo Senhor Bispo e Pe. José Guedes, o Estabelecimento Prisional de Lamego recebeu no dia 4 de Abril a visita do Senhor Bispo D. António Couto, o Senhor Vigário Geral, os Senhores Padres José Abrunhosa e Valdemar e ainda o Grupo de Jovens de Almacave, acompanhado pelo Senhor Padre Luís Rafael, para a celebração da Missa Pascal, proporcionando à população reclusa uma manhã de união com Cristo Ressuscitado, uma manhã carregada de esperança e de fé.

À semelhança dos anos transatos, recebemos esta visita com uma imensa gratidão, pois são momentos marcantes que nos ajudam a dar um passo cada vez maior nesta caminha da nossa vida, por vezes tão carregada por algumas adversidades.
Na homilia da Eucaristia presidida pelo Senhor Bispo D. António Couto, foram-nos dirigidas por ele palavras de esperança e de fé para que cada um se inspire na caminhada de Cristo Ressuscitado que animou os discípulos de Emaús, quando desanimados e desesperados, regressavam a casa sem descobrirem que nessa viagem o Companheiro que caminhava com eles era Cristo Ressuscitado que com as suas palavras os animavam a serem homens de fé e acreditar na Ressurreição sem caírem em desânimos, como tantas vezes acontece connosco. Ou então que tenhamos fé como o coxo que estava na Porta formosa e que foi curado da sua doença. Pediu-nos também que cada um de nós fosse testemunha da alegria da Ressurreição de Cristo junto daqueles que partilham connosco as mesmas celas e espaços, junto dos familiares que nos visitam e também perante todos os que trabalham neste estabelecimento prisional. Foram palavras que aqueceram o nosso coração como uma pequena chama que arde cá dentro do nosso coração, e que nos deixaram mais fortes para enfrentarmos os desafios que vivemos e vencermos os momentos difíceis que nos batem à porta.

No final da celebração da Missa Pascal um grupo de reclusos ofereceu ao Senhor Bispo um ovo de Páscoa de grande dimensão feito com tubos de papel de jornal, querendo assim agradecer todos os momentos que o Senhor Bispo nos proporciona com a sua presença e também para que se lembre sempre de todos nós quando olhar para aquela lembrança.

Cada vez mais existem contactos vindos do exterior para o interior deste Estabelecimento e que nos ajudam na reintegração de cada um de nós, ajudando-nos a consolidar o nosso percurso de vida. É de salientar que todos os domingos o nosso Capelão Padre Valdemar se dirige ao Estabelecimento Prisional para a celebração da Eucaristia, com a presença da Irmã Fernanda e da D. Alcina, mantendo connosco um contacto muito próximo. A nossa gratidão também para com a Irmã Fernanda Antunes que em cada semana se encontra connosco para encontros de formação cristã e que organizou a Via-Sacra participada por quase todos os reclusos durante a Semana Santa. Obrigado a todos os que estão connosco, nos visitam e não nos esquecem.

Um grupo de reclusos, in Voz de Lamego, ano 88/19, n.º 4456, 10 de abril de 2018

         

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147