Previous Next

Formação Aciprestal de Catequistas

Decorreu no passado dia 24 de Fevereiro, no Centro de Catequese da Meda um dia de formação de Catequistas, organizado pela paróquia de Meda e aberto a todo o arciprestado (Meda, S. João da Pesqueira, Penedono e Vila Nova de Foz Côa).

Tempo quaresmal é tempo de reflexão e de preparação para a Páscoa, pelo que, também tempo propício para a formação. Foi assim que, tomados por este espírito, um grupo de catequistas oriundos de diferentes pontos do arciprestado, respondeu ao convite e se reuniu para participar neste dia.

Para este dia de formação, veio uma equipa do Secretariado Diocesano de Catequese, composta por três elementos padre António José Ferreira, Eduardo e João Pedro, de Vagos, diocese de Aveiro, veio o Fernando e de Viseu veio o Pedro Teixeira, que pertence à equipa do Secretariado Diocesano de Catequese de Viseu.

Deu-se início aos trabalhos programados para este dia com o acolhimento e a apresentação. O João Pedro foi o primeiro interveniente, desenvolvendo um tempo de Leitura Orante, tomando como texto base, a passagem bíblicado encontro de Jesus com a Samaritana. Esta atividade remeteu o grupo para um momento de reflexão profundo, no qual cada palavra era desmembrada, permitindo a que cada um dos participantes se sentisse mais próximo de Deus.

Depois de um breve intervalo, deu-se início a um tempo de Risoterapia, “Rir com Deus na catequese”, tema desenvolvido pelo Fernando, que pôs o grupo todo, a rir de uma forma contagiante, refletindo na missão de cada cristão e neste caso, de cada catequista, em levar Deus àqueles que os rodeiam ou àqueles que lhes são confiados para que os ajudem a chegar a Deus. Assim, rir não é uma atitude de distanciamento, mas sim uma atitude de aproximação que pode mudar radicalmente, a nossa relação com o outro.

De tarde, foi a vez do Pedro Teixeira intervir como formador, desenvolvendo o tema “Recomeçar a partir de Cristo”, sendo o seu ponto de partida um pequeno filme no qual o Papa Francisco fala com os catequistas sobre a sua missão, no qual o Papa diz que, o catequista não é aquele que possui um diploma de catequista, mas é aquele que está na presença de Deus. “O trabalho do catequista é estar com Jesus, ouvir Jesus e transmiti-lo, indo ao encontro do outro”.“ Recomeçar com Cristo – diz o Papa Francisco – significa imitá-lo, sair de si mesmo e ir ao encontro do outro”. Diz-nos Pedro Teixeira, “o catequista é aquele que leva a casa e que a mostra. Ser catequista não é um favor que se faz ao pároco, uma vez que o catequista faz parte da comunidade na qual desenvolve a sua missão”.

Após as intervenções dos oradores, formaram-se grupos de trabalho para que cada um fizesse a planificação de um tema a trabalhar nas sessões de catequese. De seguida, cada grupo apresentou a sua planificação, apresentando depois o Pedro Teixeira, a forma como tinha trabalhado os mesmos temas com os seus catequizandos, sendo que, não existem formas de apresentar os temas estanques, existem sim, formas mais adequadas e formas menos adequadas, uma vez que, o catequista tem aqui um papel preponderante, porque diz o Papa Francisco, “O catequista recebeu de Deus o dom da fé, tudo o que recebe o dá e assim, dom recebido, dom transmitido”.

Foi um dia muito intenso e cheio de entusiasmo da parte de todos os participantes.
A semente foi lançada à terra e dela se esperam frutos generosos. Cabe pois, a cada um dos participantes, a missão de a fazer germinar no coração daqueles que lhe são confiados.

Com a hora já adiantada, fez-se a Oração de Envio dos catequistas, após o qual, os catequistas se dirigiram à igreja Paroquial, onde decorreu a Eucaristia, presidida pelo Padre António José Ferreira e que encerrou este dia de formação.

A paróquia da Meda agradece a colaboração dos membros da equipa do Secretariado Diocesano da Catequese e dos restantes oradores.

A catequista Isabel Fernandes (Mêda)
in Voz de Lamego, ano 88/14, n.º 4451, 6 de março de 2018

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147