Previous Next

Vigília da Imaculada Conceição

No passado dia 7 de dezembro, véspera do dia da Sua solenidade, o Departamento Diocesano da Pastoral Familiar promoveu, na Igreja Catedral, em Lamego, a celebração da VIGÍLIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO.

Nesta celebração, de homenagem à MÃE e de anúncio e preparação da chegada do FILHO, pretendeu-se também assinalar o início do Tempo do Advento com um especial momento de oração pela vida dos nascituros. O início da caminhada de preparação para o Natal foi considerado o momento propício para agradecer a Deus o dom da vida que recebemos dos nossos pais e pedir a Sua bênção para as grávidas e para os bebés que vivem e crescem no seu seio.

Na impossibilidade da presença do senhor Bispo, empenhado em visita pastoral à paróquia de Tendais-Cinfães, a celebração foi presidida pelo Pró-Vigário Geral, Padre João Morgado, acompanhado pelo Diretor da Comissão Diocesana para o Laicado e Família, Padre Adriano Assis. Estiveram também presentes os párocos da Sé, Cónego José Ferreira, e de Almacave, Monsenhor José Guedes, e muitos fiéis, especialmente casais do Movimento das Equipas de Nossa Senhora e membros da Irmandade Militar de Nossa Senhora da Conceição.

Com o Senhor Sacramentado sobre o Altar, foi proclamada a Palavra, que culminou com uma homilia carregada de esperança, especialmente dirigida às mulheres grávidas presentes. O celebrante lembrou também um recente apelo do Papa Francisco para um compromisso cada vez mais sério nas atividades de acolhimento e acompanhamento dos jovens casais e a uma proximidade generosa às famílias, nomeadamente nas circunstâncias em que são mais vulneráveis.

Seguiram-se as Orações de consagração a Nossa Senhora da Irmandade Militar de Nossa Senhora da Conceição, das grávidas presentes, que receberam uma especial Bênção para si e para os seus filhos, e das Equipas de Nossa Senhora.

Depois da Bênção do Santíssimo Sacramento, procedeu-a se ainda à Bênção das imagens do Menino Jesus e dos estandartes de Natal trazidos por crianças, jovens e adultos.

Um agradecimento especial ao Grupo de Jovens da paróquia da Sé, por se ter disponibilizado a animar, bem, esta celebração. 

 

Departamento Diocesano da Pastoral Familiar,

in Voz de Lamego, ano 87/54, n.º 4440, 12 de dezembro de 2017

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147