Catequistas do Touro e de Pendilhe em formação

No meio de campos, matos e pinheirais ainda verdes fica o Touro.

Casas de pedra, ruas limpinhas, Igreja grande e linda (onde quando chegamos, apesar da hora matinal de sábado, grande número de fiéis participava na Adoração ao Santíssimo, preparando-se para as confissões que decorreriam a seguir); á volta, antigos baldios adaptados para uso da comunidade com gosto e cuidado.

Foi num salão perto da Igreja que se reuniram a quase totalidade de catequistas das paróquias do Touro e de Pendilhe - contamos duas dezenas, e sendo que o Touro conta com uma dúzia no total, e Pendilhe com uma dezena, o número de presentes atingia praticamente a soma de ambos, o que demonstra o interesse despertado e a vontade de participar.

Apesar da falada desertificação do interior, havia um grupo considerável de catequistas jovens, quase todos encarregados dos 1ºs anos (até á 1ª comunhão), e alguns com os adolescentes.

O P. António Duarte recebeu nos com simpatia e boa disposição, e fez uma pequena introdução aos trabalhos da manhã.

A formação em si decorreu bastante bem, com todos atentos e interessados; os trabalhos de grupo com menos pessoas permitiram mais diálogo e exposição de dúvidas, tornando-se mais intimistas; mas o mais interessante é sempre a partilha decorrente destes encontros, a troca de ideias e experiências, das estratégias encontradas por cada um para contornar as dificuldades, sempre diferentes de paróquia para paróquia.

Cada vez admiro mais os nossos catequistas, verdadeiros heróis da Igreja atual, que com tão poucos meios, Pais pouco interessados e uma sociedade que é em tudo "contra", conseguem levar avante a sua missão evangelizadora!

Sem meios que não seja a sua enorme vontade e o amor a Deus e às crianças, lutam para trabalhar em salas velhas e desconfortáveis, ou em vários grupos que se "acomodam" dentro da mesma Igreja, sem privacidade nem conforto, sem mesas para poderem pousar os catecismos ou escrever ou fazer um desenho ou qualquer outra atividade manual de apoio.

Mas estão lá! E não desistem! Coordenam se, colaboram e seguem sem desanimar! E se o nosso encontro servir para lhes dar ainda mais ânimo, juntamente com mais algumas estratégias para vencerem as dificuldades, então já valeu a pena.

Durante o Advento, pelas inúmeras atividades que decorrem em todas as paróquias, entramos "de férias". Mas em Janeiro há mais, e apelamos às paróquias interessadas que nos façam chegar a sua vontade para agendar calendário adequadamente

(P. Tozé, Seminário de Resende).
Obrigada a todos!

IM, in Voz de Lamego, ano 87/52, n.º 4438, 28 de novembro de 2017

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147