Pós-Convívio Fraterno 1428

Há um mês e três dias terminou o meu convívio fraterno. Há um mês e três dias estava a sair do Seminário Menor de Resende, o lugar que foi a minha Casa durante três dias (e que boa Casa foi!), com o coração apertadinho, cheio de amor, felicidade e vontade de Deus. Vontade de seguir o Seu Caminho, vontade de não deixar apagar a chama que se acendeu em mim ao longo daqueles três dias… Mas ao mesmo tempo, sair daquela Casa depois de tudo o que experienciei e ter de me “despedir” do aconchego das pessoas que sentiam e vivam como eu o amor de Jesus, era algo que me deixava com medo. Medo de voltar à rotina, medo do mundo que me esperava lá fora e que, até há 3 dias eu achava que era o melhor que eu poderia viver, medo de enfrentar os meus medos e as minhas dúvidas e deixar que elas tomassem conta de mim. Mas alguma coisa dentro de mim tinha mudado, a chama que até então se enfraquecia a cada dia, estava agora mais acesa que nunca e eu sabia que não a podia, nem queria, deixar apagar.

Há pouco falei do regresso ao mundo “lá fora” e sei que o que querem ouvir é que foi tudo maravilhoso agora que estava mais próxima de Jesus e da sua força. Não se iludam! As dúvidas tornaram-se ainda maiores, o mundo estava igual, mas algo em mim estava muito diferente.

No entanto, tudo o que senti no convívio foi, é e continuará a ser um pilar essencial para enfrentar o 4º DIA. Os dias menos bons, os dias em que acordamos maldispostos, as discussões com os pais, a falta de vontade e tempo (julgamos nós) para falar com Jesus, tudo vai continuar a acontecer, mas agora com uma diferença: não viverei nada disso sozinha, Jesus divide-o comigo. Contigo! E hoje, passado um mês, todos esses “acidentes de percurso” já aconteceram, mas é impossível não me lembrar do que vivi no convívio e não ter a certeza do quão verdadeiro e puro foi que vale a pena eu não desistir, tal como Jesus não desistiu de mim. Nem de ti! Podes estar o mais afastado de Jesus, podes estar muito revoltado e magoado com Ele, mas acredita que o Senhor está sempre a olhar e a rezar por ti, a pegar-te ao colo. Acredita que terás sempre o abraço de Jesus para calar a tua dor.

Passado um mês, voltar a entrar no Seminário Menor de Resende, para o meu pós-convívio foi um misto de emoções: a saudade ao voltar a um lugar onde fui tão feliz, a alegria de estar rodeada de pessoas que dividem comigo o seu amor a Deus e as suas preocupações sobre o 4º DIA, e a certeza de que, mesmo sendo um caminho longo, será o melhor que poderei percorrer, porque sei que é Jesus “quem guia os meus passos”. E tomar consciência disso é perceber que até as mais pequenas coisas têm sentido, e esse sentido é Jesus, «Caminho, Verdade e Vida». Tomar consciência disso é aceitar com firmeza o compromisso que Jesus Cristo nos propõe, é perceber que Ele nos dá tudo sem esperar nada em troca. E não é tão bonito isso? Que mais podemos desejar do que um Amor sem medida?

E hoje, ao sair daquela Casa, depois de tudo o que experienciei e ter de me “despedir” do aconchego das pessoas que sentiam e vivam como eu o amor de Jesus era algo que só me fazia perguntar: como é que não me há de arder o coração?

Marta Carrapa – CF 1428, in Voz de Lamego, ano 93/25, n.º 4705, 10 de maio 2023