Seminaristas maiores em Castro Daire e Vila Nova de Paiva

Na semana de 17 a 20 de julho, os seminaristas maiores percorreram o Arciprestado de Castro Daire e Vila Nova de Paiva, dando continuidade a um esforço por ir ao encontro das várias comunidades da nossa diocese. Foi um tempo de graça, a vários níveis – quer para retomar a vida e oração comunitárias, quer para a formação, quer para o convívio com tantas pessoas e comunidades que nos acolheram.

As manhãs foram marcadas por uma formação acerca da teologia de S. Ireneu, bispo de Lyon do século II, que o Papa Francisco declarou este ano como Doutor da Igreja, com o título “Doutor da Unidade”. A tarde era tempo de ir ao encontro das comunidades e seus párocos. Desde logo em Castro Daire, onde o P. Carlos Caria nos abriu as portas e acolheu ao longo de toda a semana, passando por uma visita a Picão e ao P. João André, às comunidades confiadas ao P. Américo, que nos guiou pelo património das paróquias e suas instituições, ao P. Valentim, que tão bem nos acolheu nas Monteiras e ao P. José António e à comunidade de Parada de Ester, com quem tivemos a alegria de celebrar a fé que nos une.

A semana foi marcada pela passagem dos símbolos da JMJ neste arciprestado, que também procurámos acompanhar de perto: num tempo de oração na Igreja de Gosende, com o P. Diogo Filipe e nas várias atividades realizadas na zona pastoral de Vila Nova de Paiva, em Vila Cova à Coelheira com o P. Jorge Henrique, na comunidade de Touro com o P. Pereira Duarte e em Fráguas e Vila Nova de Paiva com o P. Justino. Toda a diocese foi tocada pela passagem destes símbolos e nós não fomos exceção.

Acompanhando-os, vendo a forma como as comunidades os acolheram e foram tocadas pela sua presença, também nós nos sentimos desafiados a fazer caminho e a encontrar forças em tantas graças que vimos e recebemos junto da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora.

Resta uma última palavra de agradecimento, a todos os que nos acolheram ao longo desta semana. Partimos com o propósito de conhecer e nos dar a conhecer, para que o seminário não pareça uma realidade distante de ninguém. Fortalecidos pelos laços formados pelo encontro, deixamos a promessa de os manter pela oração, esperando que a nossa presença possa também ter sido desafio para os jovens que venham a sentir a vontade de seguir o Senhor, na vida a que Ele os chamar.

Tiago Samuel e Tiago Torres,
in Voz de Lamego, ano 92/38, n.º 4669, 10 de agosto de 2022