Festa do Crisma na Paróquia de Almacave

Ocorreu no dia 29 de maio, Domingo da Solenidade da Ascensão, no Auditório do Centro Paroquial de Almacave, a celebração do Sacramento da Confirmação de 34 crismados, sendo 9 deles adultos.

Com algumas sinuosidades pelo percurso, como a pandemia, que fizeram que houvesse diversas alterações às dinâmicas catequéticas, ao longo dos últimos anos, não podemos deixar de reconhecer a constância de inúmeros catequizandos que, com o apoio das suas famílias, mantiveram, ao longo dos 10 anos, o percurso catequético que se exige e recomenda como ideal para se conseguir um maior amadurecimento da fé dos nossos jovens.

Com a presença do Senhor Bispo de Lamego, D. António Couto, que presidiu à Celebração festiva da Eucaristia, tivemos a possibilidade de acompanhar aqueles que se vieram a comprometer ao longo desta caminhada, para hoje receberem o Sacramento da Confirmação.

O Retiro de 3 dias, no Santuário de Nossa Senhora da Lapa, com o Grupo de Jovens de Almacave, os diversos encontros de preparação, a Vigília de Oração, entre outras atividades e vivências, foram sendo espaços para fundamentar e alicerçar um pouco mais a fé de todos e, assim, se apresentarem, hoje, mais robustecidos e fortalecidos na Fé e na Esperança.

A Mensagem de D. António Couto na Homilia, foi de incentivo a este caminhar dizendo-lhes: “A nossa vocação e identidade cristã enraízam-se no mistério da Ascensão do Senhor, que hoje celebramos, porque Jesus assumiu e colocou à direita da glória do Pai a nossa frágil natureza humana, com todas as nossa fraquezas e imperfeições, unida à sua divindade”. Incentivou ainda os jovens a que nunca deixem apagar nas suas vidas as marcas do divino com a qual o Senhor Jesus marcou a nossa débil natureza humana. “Não troqueis a vossa vida por futilidades e banalidades. Entregai, gastai a vossa vida por aquilo que vale a pena. Não aceiteis que vos proponham caminhos cheios de facilidades que vos fecham dentro de uma vida marcada pelo egoísmo e pela autocentralidade. O Espírito Santo vos dará essa força para que a vossa vida não fique sepultada nos vazios.”

Da parte do Grupo de Jovens de Almacave foi deixado o convite à continuidade da frequência das atividades pastorais, nomeadamente na preparação das Jornada Mundial da Juventude de 2023, ponto alto que se irá viver em Portugal e também na nossa Diocese, tempo este que será preparado ao longo dos próximos tempos pelo Grupo, agora já incluindo os atuais crismados.

A Igreja necessita de novos horizontes pastorais, de renovação, de quem desperte para o fervor da nova evangelização e da missão, pelo que se espera que os Dons do Espirito Santo, agora derramados em todos eles, possam vir a frutificar e incentivar novos caminhos na Igreja de Cristo.

Parabéns a todos os que conseguiram fazer esta caminhada e também àqueles deste grupo do 10º ano que, por contingências várias da agenda das atividades extracurriculares, tiveram de recorrer a outras paróquias para receberem o Sacramento do Crisma. Que a todos o Espírito Santo ilumine com a Sua Luz e o Seu fogo abrasador.

Isolina Guerra, in Voz de Lamego, ano 92/29, n.º 4660, 1 de junho de 2022