Movimento da Mensagem de Fátima auxiliou peregrinos

Depois de dois anos de interrupção devido à pandemia, eis que de novo, as estradas deste país ficaram repletas de peregrinos a pé, a caminho do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima para a vivência da grande peregrinação de 12 e 13 de maio. A peregrinação é sempre uma oportunidade para o encontro com Deus e com os irmãos, que é vivida com sentimentos de gratidão ou de súplica a Nossa Senhora, que como Mãe guia os seus filhos para o Filho Jesus.

Também da nossa Diocese há quem se faça ao caminho, e também há quem acolha aqueles que por aqui passam, dando-lhes alojamento, cuidados de saúde e garantindo as refeições. O Movimento da Mensagem de Fátima procurou ao longo destes dias assumir esta missão. Com a ajuda de vários elementos do secretariado, de vários voluntários e com a colaboração generosa do Centro de Treino de Operações Especiais (CTOE) que emprestou as suas instalações no Quartel da Cruz Alta e contribuiu para que nada faltasse, pôde oferecer-se este serviço aos irmãos peregrinos, vivendo a palavra de Jesus no Evangelho: “era peregrino e recolhestes-me.”

Foram dias intensos, onde todos os voluntários e os membros do quartel trabalharam para que os peregrinos se sentissem bem, fisicamente e espiritualmente. Este ano passaram por este posto à volta de uma centena de peregrinos a pé. Também a exemplo de anos anteriores, se prestou a assistência aos peregrinos em Castro Daire com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia e do Quartel dos Bombeiros Voluntários, onde passaram cerca de cinquenta pessoas. Tudo isto foi possível, graças à colaboração de várias instituições que ajudaram o Movimento, às quais por este meio agradecemos: Centro de Treino de Operações Especiais, Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire, Bombeiros Voluntários de Castro Daire, Farmácias Avenida, Parente e Santos Monteiro, E. Leclerc, Real Gastronomia, Talho Pérola de Tabuaço e tantos que individualmente, com aquilo que ofereceram ou no trabalho voluntário, contribuíram para que os nossos irmãos vivessem melhor a caminhada rumo ao Santuário.

Que do Céu, Nossa Senhora por todos vele e a todos abençoe.

in Voz de Lamego, ano 92/27, n.º 4658, 18 de maio de 2022