JORNADAS NACIONAIS DO CATEQUISTA

Decorreram nos dias 23 e 24 de outubro, em Fátima, as Jornadas Nacionais do Catequista, sob o tema " Sinodalidade e Catequese".

Perante cerca de duas centenas de catequistas vindos de todo o País, vários oradores apresentaram temas pertinentes na catequese atual, tendo como base o Diretório para a Catequese e focando-se nos novos desafios impostos pelos tempos que atravessamos e as alterações que daí derivam, quer pela pandemia que nos assolou, quer pelas alterações da sociedade, das comunidades cristãs, dos novos paradigmas familiares, das mentalidades e necessidades das crianças e jovens catequizandos, e até das necessidades do "renascer do catequista" perante esta nova realidade.

Após os momentos de acolhimento e oração, D. António Moiteiro iniciou os trabalhos com a conferência "A catequese: primeiro anúncio na família e comunidade cristã", seguido do P. Tiago que abordou a temática " A sinodalidade na ação evangelizadora da Igreja".

Após a necessária pausa e retemperador almoço, retomamos os trabalhos com uma muito necessária exposição do P. Luís sobre Cultura Digital, de que modo pode servir a Evangelização, de que modo devemos evitar ficar reféns dos meios informáticos - foi um tema que despoletou bastantes intervenções da atenta assembleia, dadas as muitas dúvidas e questões que todos tínhamos.

A apresentação, pelo Grupo de Trabalho, do novo " Itinerário de iniciação à vida cristã com as famílias, com as crianças, e com os adolescentes" permitiu-nos ter uma ideia das alterações que nos próximos anos irão ser propostas a nível das nossas catequeses e do grande desafio que nos é pedido enfrentar - toda uma revolução na forma de fazer catequese...

Os trabalhos de sábado terminaram com a conferência do P. Queirós " Diretório para a Catequese: desafios à sinodalidade na catequese".

Num momento espiritual que não podia faltar, reunimo-nos após o jantar para rezar o Rosário na Capelinha das Aparições, seguido da Procissão das velas.

Domingo viu o dia com a Oração das Laudes e a 5ª conferência " Catequista: discípulo e construtor de comunidade - desafios para uma pedagogia sinodal".

Uma exposição pertinente, pois esta forma de trabalhar em sínodo não está ainda inculcada em muitas das nossas comunidades e é uma necessidade que todos sentimos nas nossas paróquias.

A manhã terminou com a Eucaristia presidida por D. Manuel Pelino, Bispo emérito de Santarém e vogal da CEECDF.

Regressamos às nossas paróquias de coração cheio, leveza de espírito e a certeza de que não estamos sozinhos.

Somos Comunidade.

 

Isilda Montenegro, in Voz de Lamego, ano 91/48, n.º 4630, 27 de outubro de 2021

 

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147