Tendo em vista o cumprimento de uma das obrigações do bispo, visitar regularmente as comunidades paroquiais da diocese que lhe está confiada, a nossa comunidade de São Pelágio de Vila da Rua, concelho de Moimenta da Beira, teve a graça e a alegria de receber o seu bispo nos dias 29 de Setembro a 5 de Outubro.Uma comunidade em comunhão,vivida sob diversas realidades sociais e religiosas nos vários povos que a constituem, foi visitada, partilhando a simplicidade e a alegria com o senhor bispo, o seu pastor;partilhando a sua essência simples e humilde durante estes dias, como seu momento mais alto na celebração de Domingo do dia 5 de outubro,com o Crisma de 7 jovens desta comunidade cristã.
Granja dos Oleiros – Anjos de Deus
A Visita Pastoral teve o seu início no dia 29 de setembro. Neste dia,a Igreja é convidada a celebrar os Santos Anjos Miguel, Rafael e Gabriel. E, na sua forma simples e humilde, este pequeno povo da comunidade paroquial recebeu com satisfação a visita próxima de Dom António Couto, esperando-o junto à sua capela. Conciliando o dever cristão, o trabalho da colheita dos novos frutos e a curiosidade dos presentes,celebrou-se a Eucaristia com serenidade e muita proximidade,recordando e agradecendo a todos os que levantaram, celebraram e deram o testemunho de fé e de vida naquele e daquele povo. Dom António realçou a beleza e a antiguidade do espaço orante, realçou o papel dos Santos Anjos na vida e na fé das nossas gentes e incentivou cada um à transmissão da Palavra e Mensagem que Deus traz aos novos tempos,exigindo de cada ouvinte uma resposta clara e pronta! Maria escutou Gabriel e disse “Sim!”.
São Domingos dos Prados – Santidade Simples pelo Pequeno Caminho
Santa Teresinha do Menino Jesus é aquela que nos ensina que o Pequeno Caminho para a Santidade se faz nas coisas simples do nosso dia a dia. Foi segundo esta certeza que,no dia 1 de outubro,o povo de São Domingos dos Prados (de Cima e de Baixo) recebeu o senhor bispo na sua capela,que Dom António carinhosamente apelidou como de São Domingos dos Prados “do Meio”!Partilhando a Palavra, numa linguagem simples e profunda (tal como Santa Teresinha),comunicou um Deus simples, que nos ama e que nos quer santos, dando o exemplo do casal Martin(pais de Santa Teresinha) como caso raro de santidade matrimonial reconhecida oficialmente pela Igreja!
Vide – Anjo da Guarda, minha companhia
No dia 2 de Outubro coube à comunidade de Vide fazer o acolhimento ao seu bispo. Celebrando o dia dos Anjos da Guarda, este pequeno povo recordou o cuidado de Deus por cada um dos seus filhos. Interpelados pela voz de Dom António, cada pessoa simples, pobre, humilde, trabalhadora, recordou que Deus nos guarda com um Anjo atribuído a cada um. E D. António fez uma menção especial àquela oração singela que todos conhecemos: “anjo da guarda, minha companhia, guarda a alma de noite e de dia”, pedindo que confiemos nesta verdade e façamos memória da Vida vivida e herdada.
São Silvestre – Ser colo de Jesus
A novidade da Visita foi a celebração,na capela antiquíssima e bela,que abençoa o chamado Bairro de São Silvestre da comunidade paroquial. Esse momento foi vivido com uma alegria e curiosidade transbordantes no rosto dos presentes. Na capela pequena demais para quem apareceu,mas rica e bela, fez-se festa, recebeu-se a Palavra e o Pão da Vida. Saliente-se que o olhar de Dom António fixou-se na imagem de Maria com Jesus a dormir (serenamente) no seu colo, dizendo que nunca viu imagem tão bela e representativa daquilo que Jesus deseja fazer connosco e por nós!
Incertezas da Juventude e Sagacidade das Crianças
Depois de uma caminhada de preparação, sete jovens desta comunidade paroquial esperavam ansiosamente estes dias para celebrarem o seu Crisma. O Grande Dia teve o seu início no sábado, durante a tarde, onde refletiram sobre a Igreja e/no Mundo Atual, celebraram o sacramento da Reconciliação e tiveram um último encontro de preparação, desta vez sob a orientação de Dom António. No lugar do Calvário, os nossos jovens procuraram conhecer melhor a pessoa de Dom António, fazendo-lhe perguntas, às quais respondeu com bastante abertura e proximidade. Também houve lugar a questões mais profundas, tais como, o porquê do inferno, e a realidade do Céu, originando respostas adequadas.
Depois deste momento, teve lugar um encontro com as crianças que estão a fazer a sua caminhada catequética nesta paróquia. O encontro teve lugar na igreja paroquial e, com a sagacidade e curiosidade característica dos mais pequenos, foram feitas perguntas ao senhor Bispo. Dom António respondeu com alegria, satisfação, sabedoria e profundidade. Todos os presentes escutaram a viveram este momento com entusiasmo e satisfação.
Recebei o Espírito Santo, o Dom de Deus
Domingo, 5 de outubro, dia em que toda esta caminhada semanal realizada adquiriu o seu verdadeiro sentido. Dom António Couto, acompanhado pelo senhor Vigário Geral, Padre Joaquim Rebelo, digníssimo pároco da comunidade de Vila da Rua durante 46 anos, celebrou a Eucaristia, juntamente com toda a comunidade. Falando das coisas pequenas e dos gestos pequenos com que Deus marca todo o Homem, agradeceu os dias que viveu nos vários povos, os rostos que viu e conheceu durante os dias de visita e celebrou com os 7 Jovens o sacramento da Confirmação. Dia grande e belo!
Foram dias muito intensos e preenchidos. Viveram-se com serenidade e simplicidade. Ajudada pela alegria transmitida pela presença do seu bispo, queira Deus que a comunidade paroquial de Vila da Rua cuide da semente lançada nos vários momentos vividos, colha os frutos belos e bons destes dias e viva segundo a palavra simples e humilde que foi transmitida: Deus fala, Deus ama, Deus guarda, Deus envia!
Um muito obrigado a todos!
A Comunidade Paroquial de Vila da Rua
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Testemunho de um jovem crismado:
No passado domingo, dia 5 de outubro realizou-se uma ocasião muito especial na igreja da Vila da Rua: o Sacramento do crisma. Foram 7 crismandos que deram mais um passo na sua caminhada cristã, renovaram as suas promessas e o seu comprometimento de continuar a viver com o espírito santo no dia a dia.
Esta celebração reuniu pais, avós, familiares e mais importante para este dia os padrinhos e madrinhas dos crismandos além do povo da Vila da Rua presente para, não só assistir à Eucaristia, mas também para celebrar junto dos 7 crismandos (4 raparigas e 3 rapazes).
A missa foi presidida pelo Sr Bispo, Dom António Couto, Sr Padre André e o Sr Padre Joaquim onde destacaram a importância deste sacramento e onde nos relembrou que esta celebração não é um fim mas sim uma nova etapa reforçando a fé e que devemos sempre viver com cada vez mais alegria, coragem e Amor.
Durante a cerimónia, os crismandos acompanhados pelos padrinhos e madrinhas receberam a bênção com o óleo, símbolo da força do Espírito Santo.
Foi um momento muito especial para nós crismandos. Sentimo-nos mais próximos de Deus e sentimos connosco a união do povo presente na igreja. Foi uma celebração onde o ambiente foi de alegria, paz e muitas orações.
Miguel Laureano Moreira, in Voz de Lamego, ano 95/45, n.º 4822, de 12 de outubro de 2025