Medidas a adotar para evitar a propagação do coronavírus


O Sr. D. António Couto recomenda que se sigam as orientações da Direção Geral de Saúde e nas direções regionais de saúde
Vale a pena recordar algumas dessas recomendações (também publicadas na Voz de Lamego desta semana):
Lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou algum desinfetante, antes e depois das refeições, antes e depois de ir ao WC; em locais públicos, evitar pousar as mãos nos corrimões e maçanetas (metálicas) ou, pelo menos, ter o cuidado de lavar as mãos; ao tossir ou espirrar, tapar a boca e o nariz com o braço ou com um lenço descartável (de papel) e deitá-lo ao caixote do lixo; evitar tocar com os dedos na boca, no nariz e nos olhos; ter alguma precaução com locais fechados e com muitas pessoas; beber muita água. Recomendações também válidas para outras ocasiões, haja ou não o risco de algum contágio bacteriológico ou virológico.

Mais específico:
As celebrações das confissões devem ser adiadas. No entanto, não se recuse a confissão a quem a pedir, assegurando o sigilo sacramental e a distância de segurança com o penitente e para o próprio sacerdote.
As procissões da Quaresma devem ser suspensas.
A catequese será suspensa onde as escolas forem encerradas.
O Festival da Canção Jovem, da responsabilidade do Departamento Diocesano da Pastoral dos Jovens (DDPJ), foi adiado sine die.
As Visitas Pastorais ficam adiadas até que as condições sejam consideradas adequadas para tal.
E, obviamente, quem tiver sintomas gripais, tosse, febre, deverá evitar participar nas celebrações comunitárias.
Diante do evoluir da situação, outras medidas poderão ser anunciadas.
Aos párocos se pede o acatamento destas medidas excecionais e se deixa ao seu critério outras que considerem pertinentes a partir da conjuntura local.
Confiemos ao Senhor todos os que sofrem com esta pandemia e expressemos solicitude pastoral pelo povo que nos é confiado infundindo a esperança cristã.

Recordam-se também as recomendações da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), para levar a sério:

Perante a situação que estamos a viver em todo o mundo, motivada pelo coronavírus COVID-19, apelamos à serenidade e ao incremento da prevenção nos cuidados de higiene. Nesse sentido, convidamos a seguir estritamente as indicações e normas da Direção Geral de Saúde.

Como em situações semelhantes e em sintonia com outras conferências episcopais e dioceses, e para evitar situações de risco, recomendamos algumas medidas de prudência nas celebrações e espaços litúrgicos, como, por exemplo, a Comunhão na mão, a Comunhão por intinção dos sacerdotes concelebrantes, a omissão do gesto da paz e o não uso da água nas pias de água benta.

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147