Previous Next

Encontro anual dos Padres ordenados em 1997

“Um padre não pode perder as suas raízes, permanece sempre um homem do povo e da cultura que o geraram. As nossas raízes ajudam-nos a recordar quem somos e onde Cristo nos chamou!”

Esta frase do Papa Francisco resume a vontade e o desejo dos sacerdotes ordenados ainda no século passado (em 23 de novembro de 1997) na realização deste encontro anual com os nossos pais, procurando não “cortar as raízes” para não esquecermos quem somos!

Este ano o ponto de encontro foi na paróquia de Caria, comunidade esta ao cuidado pastoral do Padre Rui Borges. Por volta das 11 horas congregamos nos na bonita e acolhedora igreja desta paróquia para o ponto mais alto deste nosso encontro- a celebração da eucaristia de ação de graças por mais este ano de entrega sacerdotal! Tivemos a oportunidade de partilhar a mesma fé e de invocar também a intercessão da padroeira de Caria, Nossa Senhora da Corredoura, para nos auxiliar neste caminho e nos continuar a fortalecer os pés e o coração para sentirmos a pressa e a urgência desta missão de entrega, ao jeito de Maria que correu apressadamente ao encontro da sua prima Isabel!

Deslocamo-nos de seguida para um restaurante local, a fim de também alimentarmos o corpo saboreando dois pratos tradicionais (bacalhau e cabrito), regado como não poderia ser, com uma boa pinga. Ao longo do prolongado, mas sempre muito reconfortante repasto, fomos partilhando os problemas e as preocupações, os projetos e as esperanças no meio de algumas piadas e gargalhadas que nos ajudam a fomentar a amizade sempre existente no nosso grupo. Não foi por acaso que Jesus se serviu de uma refeição para fomentar a união entre os apóstolos e para os incentivar à Missão!

Este simples encontro não se trata de uma tradição de já 22 anos; trata se de uma necessidade que temos de nos encontrar connosco e com as nossas famílias! Mesmo no meio de tantos trabalhos e afazeres, temos a consciência clara que este dia tem de ser reservado para fortalecer estas raízes que nos unem desde o tempo do seminário e que nunca mais se cortaram!

Agradecemos a vida e a presença dos nossos pais, o testemunho e o incentivo dos nossos benfeitores e formadores, as lições e os desafios dos nossos paroquianos! Um bem-haja também ao Padre Rui Borges pela hospitalidade e a preparação deste encontro!
Pedimos ao Senhor da Messe, que seja Ele o sentido do Dom que fez e faz de cada um de nós, chamado e enviado, membro desta igreja em caminho e comunhão!


Basílio Firmino, in Voz de Lamego, ano 90/01, n.º 4536, 26 de novembro de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
5
6
7
8

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147