Visita Pastoral de D. António Couto Paróquia de Nossa Senhora de Conduzende – Adorigo

Foi na tarde do dia 8 de março de 2019 que Sua Excelência Reverendíssima, D. António José da Rocha Couto, Bispo da nossa Diocese de Lamego, iniciou a Visita Pastoral a Adorigo (A-do-Reijo), Tabuaço. Chegou, vindo de Lamego, à povoação de São Martinho, onde um grupo de pessoas, o Sr. Presidente da Junta e o Pároco o receberam. Depois dos cumprimentos habituais, visitou a Capela do Santo que deu nome ao povo e que foi, durante décadas, sede das primeiras comunidades cristãs locais que, no século XVIII, mudou par uma nova igreja entretanto construída para albergar o crescimento da comunidade cristã no povo de A-do-Reijo, aglomerado populacional agora maior que o de São Martinho.
O Sr. Bispo cumprimentou os presentes e, de seguida, dirigiu-se à dita Capela onde fez uma oração com o povo.

Acompanhado pelo Pároco, D. António visitou os doentes e os idosos que não poderiam estar presentes na Igreja Paroquial e a quem administrou o Sacramento da Santa Unção.
Findo este serviço, dirigiu-se à sede da Junta de Freguesia, sendo recebido pelos respetivos autarcas com os quais conversou algum tempo, inteirando-se das dificuldades e dos projetos desta freguesia e das suas gentes.

De contínuo, dirigiu-se à Igreja Paroquial onde reuniu com o grupo dos crismandos que o esperavam, refletindo com eles sobre o Sacramento do Crisma e dos gestos realizados na celebração, como a unção com o óleo de crisma e a imposição das mãos, a receção do Espírito Santo. Houve tempo ainda para administrar a Santa Unção a um grupo de pessoas que o aguardavam e que quiseram celebrar este Sacramento.

Finalmente, no dia 10 de março, foi o grande encontro com toda a comunidade que, às 14h00, o recebeu efusivamente no largo à entrada da povoação, estando presentes, neste dia, as autoridades camarárias, o Srs. Presidente, Vice-Presidente, Presidente da Assembleia Municipal de Tabuaço, e, claro, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia. Todos se encaminharam, por um tapete de flores, para a Igreja. À espera, à porta, os crismandos fizeram um arco com flores para o receber, ovacionando-o à medida que passava.

Começou a Santa Missa. No fim do Evangelho, o Sr. Bispo fez a homilia, dirigindo a todos palavras sábias a incitar à alegria de ser cristão a sério e à coragem em viver a fé em todas as circunstâncias da vida e em sermos autênticos discípulos de Cristo.

Depois da Homilia, a administração do Santo Crisma ao grupo de jovens previamente preparados e acompanhados pelos padrinhos. O ofertório foi solene e as ofertas não se limitaram ao pão e ao vinho para o sacrifício da Missa, mas também a oferta de vários “produtos da terra e do trabalho do homem”.

No final da Missa, o pároco agradeceu penhorado, e em nome da comunidade, ao Sr. Bispo e a todas as pessoas, em particular aos autarcas que fizeram questão em participar nesta Visita.
Finda a cerimónia religiosa, no salão paroquial, foi servido um abundante e saboroso lanche, oferecido pela Junta de Freguesia a todos os que o souberam aproveitar, desfrutando do agradável convívio.

O Pároco, in Voz de Lamego, ano 89/15, n.º 4501, 12 de março de 2019