Preparação da Jornada Diocesana da Juventude

JDJ 2019 - Fonte Arcada

Já passaram mais de 10 anos, mas lembro-me bastante bem da primeira vez em que participei  numa Jornada Diocesana da Juventude. Ano a após ano, fui participando em várias Jornadas e, pouco a pouco, fui conhecendo vários lugares da nossa extensa Diocese de Lamego. No próximo mês de Maio, pelo menos para mim, tudo vai ter um toque especial: a XXXIV JDJ será realizada na Zona Pastoral de Sernancelhe, mais concretamente na minha Paróquia de Fonte Arcada, no Santuário de Nossa Senhora da Saúde.

O local foi escolhido pelos párocos da Zona Pastoral de Sernancelhe, depois de concluírem que a Paróquia reunia as condições necessárias para acolher este encontro onde se esperam centenas de jovens. Esta escolha dá-nos a esperança de trabalhar intensamente por uma juventude mais unida em torno de uma comunidade envelhecida mas muito motivada para acolher esta atividade juvenil.

“Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” é o tema escolhido para este ano. As reuniões de preparação já começaram e posso revelar algumas das palavras-chave que tivemos diante de nós desde o início: reflexão, diversão, oração e convívio.

Apontem já nas vossas agendas: 17 de Maio (Vigília da Jornada) e 18 de Maio (XXXIV Jornada Diocesana da Juventude). Que o “sim” de Maria nos oriente e nos desafie!

Mariana Rebelo,
Jovem de Fonte Arcada

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Passagem da Cruz das Jornadas

A Jornada Diocesana da Juventude da diocese de Lamego realiza-se na paróquia de Fonte Arcada – Sernancelhe no mês de maio mas a caminhada dos jovens sernancelhenses já se iniciou à volta da cruz.

O grupo SerJovem despediu-se da cruz, carregando-a em ombros, entoando o cântico “caminharei, caminharei” com alusão à entrega graciosa neste evento que, ainda está no início, mas já motiva os jovens a percorrer este caminho de fé “na estrada do Senhor”.

Sem dúvida, esta jornada está a ser um marco importante para os jovens do concelho. Estão determinados a percorrer este caminho juntos. Sentem-se motivados, sentem-se importantes e sentem que têm uma missão onde a alegria, a união e vivacidade estão presentes. Sentem a sua fé crescer e têm a certeza que o seu contributo é fundamental para o acolhimento que vão fazer aos jovens de toda a diocese de Lamego nos dias 17 e 18 de maio num lugar lindíssimo que nos apresenta uma tela onde sobressai o espelho de água da barragem do Vilar.

Sem dúvida, esta jornada está a ser um marco importante para os jovens do concelho. Estão determinados a percorrer este caminho juntos. Sentem-se motivados, sentem-se importantes e sentem que têm uma missão onde a alegria, a união e vivacidade estão presentes. Sentem a sua fé crescer e têm a certeza que o seu contributo é fundamental para o acolhimento que vão fazer aos jovens de toda a diocese de Lamego nos dias 17 e 18 de maio num lugar lindíssimo que nos apresenta uma tela onde sobressai o espelho O domingo foi o dia destinado a entregar a cruz aos jovens da paróquia da Vila da Ponte. Nesta entrega ficou claro que estes pretendem estar juntos e juntos percorrer esta estrada que nos levará ao santuário de Nossa Senhora da Saúde. Juntos, animaram a eucaristia e trouxeram vida, vivacidade e alegria à eucaristia.de água da barragem do Vilar.

Seria interessante que esta onda de entrega e partilha acompanhasse a cruz em todos os lugares do concelho, levando a alegria a todas as paróquias, principalmente nas paróquias mas desertificadas onde já não existem muitos jovens e onde os menos jovens precisam de uma palavra amiga, precisam sentir o fulgor revitalizante dos jovens. É importante aproveitar este evento para unificar os jovens e trazer vida e luz às aldeias que tanto têm visto os seus jovens partir.

Fica o desafio: que os jovens do concelho façam crescer esta união e mostrem que a sua missão “cá dentro” é levar a sua alegria a todas as paróquias.

Mário Rodrigues, Grupo SerJovem,
in Voz de Lamego, ano 89/109, n.º 4496, 5 de fevereiro de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Ceia do Senhor

24 abril 2019
Missa Crismal

24 abril 2019
NOTA DA VIGARARIA GERAL

17 abril 2019

Fale Connosco

curia@diocese-lamego.pt

Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

curia@diocese-lamego.pt