Previous Next

Visita Pastoral de D. António Couto a Valença do Douro

Na visita pastoral deste Domingo, dia 13 de janeiro, Sua Excelência Reverendíssima, D. António Couto, Bispo da nossa diocese, deslocou-se até Valença do Douro, paróquia de São Gonçalo e Santa Bárbara, situada no coração desta magnífica região do Douro. Eram cerca das 10 horas quando foi recebido pelos cantares entusiastas dos paroquianos de Valença e pela Banda de Música de Sendim. O Sr. Bispo, com a sua admirável simplicidade e naturalidade, privilegiou a proximidade com as pessoas dirigindo-se a todos, cumprimentando e recebendo saudações.

Na Igreja, de traço moderno e simples, teve lugar a Santa Missa, presidida pelo Sr. Bispos e concelebrada pelo Pároco, o Sr. Pe. Duarte Sousa Lara e pelo Sr. Pe. António José Ferreira. A Banda de Música de Sendim, dirigida pelo Sr. Jaime Pedruco, prestou à celebração um admirável brilho musical cheio de religiosidade e profissionalismo.

Na homilia, o Sr. D. Antonio evidenciou a festa do Batismo de Jesus, a escolha que Deus fez em nós, cristãos, no nosso próprio batismo e o "empurrão" no sacramento da confirmação ou Crisma que o Espírito Santo nos deu em direção à santidade.
E foi o Crisma (afirmação em Cristo) que sete jovens de Valença do Douro receberam do Sr. Bispo:  Diogo Costa, Diogo Rodrigues, Rafael Roldao, Paulo Carvalho, Ana Margarida Andrade, Rodrigo Costa e Beatriz Pinto, preparados pelos catequistas André Batista e Maria da Luz Nogueira.

Em seguida, todos se dirigiram em cortejo, com o Sr. Bispo, acompanhado pelo Pároco, Pe. Duarte Sousa Lara, o Presidente da Junta, Sr. Jorge Martins, seguidos pela banda de música, até ao Centro de Convívio para idosos. Aí,  D. António foi surpreendido pela atuação do grupo de Bombos "Os Rabelos", sendo depois recebido pela direção daquele espaço recentemente inaugurado. Numa breve visita pelo Centro de Convívio foi explicada ao Sr. Bispo a sua génese e o seu objetivo.

Finalmente deu-se início ao almoço volante após a oração de bênção do Sr. Bispo sobre os alimentos. Novamente, D. António privilegiou o contacto direto com as pessoas que enchiam a sala enquanto degustavam as iguarias à disposição.
Ficará sempre na nossa memória de paroquianos de Valença do Douro esta visita do nosso Bispo, D. António Couto, que já no fim da Missa nos havia convidado a visitá-lo quando formos a Lamego.
É com enorme gratidão por esta visita que o povo de Valença deseja ao Sr. Bispo as melhores venturas na sua pastoral e que Deus lhe conceda muita saúde e longa vida entre nós.


Raul Pinheiro, paroquiano de Valença,
in Voz de Lamego, ano 89/07, n.º 4493, 15 de janeiro de 2019