Comunicado do Conselho de Presbíteros

Reuniu no dia 9 de novembro do corrente mês, o Conselho de Presbíteros da nossa Diocese.
De acordo com a agenda proposta, foi feita a avaliação do funcionamento deste Conselho ao longo dos últimos cinco anos de vigência.

Refletiu-se sobre a forma como funcionou este órgão consultivo que representa o Presbitério Diocesano e que torna presente, de forma institucional, a comunhão entre os Presbíteros e o seu Bispo, na ajuda eficaz no governo da diocese, em ordem ao bem pastoral desta Igreja Local. Neste enquadramento, relevou-se o contributo que este conselho deu à incrementação de uma nova práxis pastoral diocesana, mas também se especificaram algumas deficiências detetadas e que merecem uma maior atenção pastoral por parte de todo o Presbitério, não só na interação com as outras estâncias pastorais diocesanas e, igualmente, como um órgão vital da solicitude pastoral diocesana, procure exprimir  sempre o sentir da realidade pastoral de cada Zona Pastoral ou Arciprestado e tenha presente os problemas reais de que enfermam os sacerdotes da diocese. Neste sentido, foram apresentadas algumas sugestões de procedimento pastoral ao novo Conselho a eleger. Ficaram aprovados também, com pequenas alterações, os Estatutos que vigoraram “ ad experimentum” durante estes últimos cinco anos.

No final da reunião, o Senhor Bispo manifestou o seu apreço ao Conselho Permanente deste órgão consultivo pelo cuidado manifesto no agendamento e funcionamento das reuniões. O Senhor D. António Couto agradeceu, igualmente, a todos os membros que o constituíram o interesse e a dedicação expressa para que este órgão tivesse funcionado, em colaboração com o seu Bispo da Diocese, sempre em vista ao bem pastoral do Povo de Deus.

O Secretariado do CPL
in Voz de Lamego, ano 88/48, n.º 4485, 13 de novembro de 2018