Previous Next

Visita Pastoral à Paróquia de S. Lourenço de Sebadelhe / Vila Nova de Foz Coa


A visita pastoral, dos senhores Bispos, tem como função conhecer mais de perto as paróquias de cada Diocese… tal sucedeu na paróquia de São Lourenço de Sebadelhe, concelho de Vila Nova de Foz Côa, nos dias dez e treze de maio de dois mil e dezoito.

O Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom António Couto, Bispo da Diocese de Lamego, no âmbito da sua visita pastoral `referida paróquia´, visitou no passado dia dez de maio, o Lar de Idosos da nossa paróquia. Desta visita ficou a premissa de se manter o trabalho de proximidade entre a instituição e toda a comunidade. Foi um momento de grande júbilo de partilha e confraternização. Depois de um almoço com todos os idosos e doentes e de algum tempo de convívio todos tiveram a graça de poder receber o Sacramento da santa Unção.As respetivas capelas do Mártir S. Sebastião e de Nossa Senhora da Piedade também foram visitadas com a presença significativa do povo da nossa comunidade.

Nesta visita, o senhor Bispo acompanhado pelo pároco da paróquia, senhor padre Ponciano Batista, teve também a oportunidade de visitar o cemitério “Velho “finalizando este dia com a celebração da Eucaristia, na igreja matriz, durante a qual administrou o Sacramento da Santa Unção, a quem o desejou. Foi um momento muito emocionante. Um encontro com os treze jovens que iriam receber o Santo Crisma e de seguida com toda a comunidade, o senhor Bispo, fortaleceu os nossos corações com as suas sábias, humildes e belas palavras, a caminharmos com alegria e empenho na vida paroquial. Onde todos tem lugar e se devem responsabilizar.

Dia treze, domingo, assistimos à chegada do senhor Bispo à paróquia às dez horas que decorreu com umas breves palavras de boas vindas e de agradecimento à sua disponibilidade no seguimento da visita pastoral.

Todos os crentes acompanharam o senhor Bispo à Igreja Matriz, num percurso, repleto de flores em belos tapetes. Visitamos o cemitério “Novo”, onde rezamos por todos os que ali dormem.De regresso à igreja, iniciou-se a celebração da Eucaristia, onde foi administrado o Sacramento da Confirmação.

Depois de terminada a rica e bela celebração, dirigimo-nos à sede da Junta de Freguesia, onde decorreu um almoço convívio, para todos os paroquianos conjuntamente com o senhor Bispo. Almoço esse que permitiu uma maior aproximação de todos os paroquianos para com o nosso Bispo, Pastor e Irmão.

Às quinze horas e trinta minutos o senhor Bispo presidiu à procissão em louvor de Nossa Senhora de Fátima, percorrendo as ruas da paróquia, rezando o terço e entoando cânticos adequados ao momento que decorria.
Considera-se que esta Visita Pastoral é mais um incentivo para que a comunidade paroquial de S. Lourenço de Sebadelhe, se mantenha em união e em comunhão, principalmente com olhos postos nos que mais necessitam.

Temos ainda a agradecer ao nosso pároco senhor padre Ponciano Batista por toda a sua disponibilidade demonstrada, que com muita atenção, dedicação, humildade, simplicidade, caridade e alegria, nos tem acompanhado sempre em toda a nossa caminhada e aumento da nossa fé.

Anabela Reis, in Voz de Lamego, ano 88/26, n.º 44592, 29 de maio de 2018

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147