Recolecção de Pentecostes

Animados pelo Espírito

Os sacerdotes da nossa diocese tiveram a oportunidade de viver mais uma recolecção, na passada sexta-feira, a exemplo daquela que tivera lugar antes da Quaresma, também no Seminário de Lamego: tempo de oração, adoração, meditação, silêncio, reconciliação e partilha da refeição fraterna. Para nos ajudar na meditação esteve connosco D. Jacinto Botelho, a quem agradecemos a disponibilidade para passar a manhã connosco, bem como as palavras sábias que nos deixou.

A proximidade da solenidade de Pentecostes levou D. Jacinto a falar-nos do Espírito Santo, não apenas da Sua acção e presença na Igreja, mas também na vida e ministério do sacerdote. O Espírito Santo é o agente de toda a “caridade pastoral” e a íntima relação com Ele garante ao presbítero eficácia na acção, bem como “reanimar o dom de Deus”.

No muito que nos disse e no convite deixado para revisitarmos a Exortação de S. João Paulo II, “Pastores dabo vobis”, o nosso bispo emérito convidou todos a discernirem sinais do Espírito Santo na vida das comunidades onde cada um vive, bem como a confrontarem-se com o apelo urgente de se deixarem conduzir pelo Espírito Santo.
Apesar da reduzida participação, a Comissão Diocesana Vocações e Ministérios prevê nova recolecção para a segunda quinzena de novembro, antes do Advento.


Pe, Joaquim Dionísio, in Voz de Lamego, ano 88/25, n.º 44591, 22 de maio de 2018