O arciprestado de Moimenta-Sernancelhe-Tabuaço realizou, este sábado, dia 13 de junho, uma manhã de formação para 20 acólitos das suas paróquias.
A paróquia e igreja de Alvite foram os ambientes de antemão escolhidos para levar a cabo este encontro formativo, de acólitos entre os 11 e os 62 anos de idade.
Depois de um breve acolhimento e uma rápida apresentação de cada um dos presentes, deu-se início ao primeiro módulo sobre a espiritualidade do acólito. Durante a primeira meia hora o diálogo versou sobre: dar testemunho cristão dentro e fora da igreja; oração pessoal diária e participação nas orações comunitárias; rezar diante do sacrário, quando se entra na igreja; missa dominical é obrigatória; frequência de catequese e aulas de EMRC; a pontualidade: chegar antes do sacerdote; falar da questão vocacional: ao sacerdócio, à vida religiosa, ao casamento.
De seguida, o palco da formação foi a sacristia, onde se falou das vestes litúrgicas, as circunstâncias litúrgicas em que se usa cada uma das vestes, e as alfaias litúrgicas: seu nome e funções. No mesmo ambiente foi abordada a questão dos tempos litúrgicos e o seu significado; as cores litúrgicas e o significado das mesmas; os diferentes livros, com o que contém cada um e o lugar das leituras, por excelência.
Por último, já no presbitério da igreja, simulou-se a estrutura de uma celebração eucarística: procissão de entrada; como preparar a mesa da celebração; postura no altar; os movimentos; etc.
Após um saboroso e convivial almoço, teve lugar a Eucaristia da comunidade, onde estiveram presentes os acólitos que durante a manhã fizeram a sua formação, e na qual puderam desempenhar o seu ministério.
Fica um agradecimento profundo à paróquia de Alvite que nos acolheu, ao Centro Comunitário de Alvite que nos serviu e ao Padre Jorge Giroto que prontamente disponibilizou os seus espaços para se realizar esta formação.
Pe. Diamantino Alvaíde, in Voz de Lamego, ano 96/30, n.º 4855, de 17 de junho de 2026



