Previous Next

Convívio de Ano Novo – Ultreia do MCC de Lamego

No cumprimento do Plano Pastoral Diocesano, realizou-se no passado dia 10 de janeiro, no Seminário Maior de Lamego, o Convívio de Ano Novo – Ultreia, promovido pelo Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Lamego, que incluiu a apresentação dos novos cursilhistas.

O encontro teve início pelas 9h30, com o acolhimento de cerca de meia centena de participantes, num ambiente marcado por cânticos bem conhecidos do Movimento. O diretor espiritual do MCC de Lamego, Cónego José Melo, abriu os trabalhos, apresentando a metodologia do convívio, que começou com uma ultreia em estilo orante, favorecendo um clima de recolhimento, escuta e comunhão fraterna.

Com um cântico eucarístico foi exposto o Santíssimo Sacramento, dando início a um tempo de adoração, durante o qual se rezou segundo a intenção do Papa para o mês de janeiro. Seguiram-se o hino “Um Novo Coração” e a proclamação do Salmo 118, sublinhando a centralidade da Palavra de Deus na vida cristã.

Na reflexão que se seguiu, o Pe. Ângelo Santos estabeleceu um paralelismo entre a ultreia e o Evangelho proclamado no domingo anterior, recordando que, tal como os Magos, não basta admirar Deus através da criação: é necessário escutar a Palavra revelada, que nos dá um “Rosto”. Enfatizou que somos uma religião da Palavra incarnada, de uma Pessoa concreta – Jesus Cristo –, e que não é possível ser seu discípulo sem conhecer a sua Palavra. Recordou ainda que o Papa Francisco instituiu o III Domingo do Tempo Comum como Domingo da Palavra de Deus e que o Papa Leão XIV reforça, na intenção deste mês, a importância da oração com a Palavra: “Rezemos para que a oração com a Palavra de Deus seja alimento das nossas vidas e fonte de esperança nas nossas comunidades, ajudando-nos a construir uma Igreja mais fraterna e missionária.” Foram sugeridas atitudes concretas, como a leitura orante dos Evangelhos e a meditação semanal da Palavra escutada nas celebrações dominicais, também em família.

Seguiu-se um momento de testemunhos, iniciado pelos reitores dos últimos cursilhos realizados: o 64.º de Homens e o 46.º de Senhoras.

Paulo Jorge, reitor do cursilho de homens, partindo do texto de Mateus (5, 13-16), destacou o chamamento dos cursilhistas a serem sal da terra e luz do mundo, com humildade e discrição, não apenas como tempero, mas também como elemento de conservação. Concluiu com as palavras: “Deixa-te amar! Deixa-te temperar!”

Sara Guia, reitora do cursilho de senhoras, partilhou o seu percurso de fé e a experiência transformadora do cursilho, sublinhando a descoberta de um Deus próximo e misericordioso, sempre presente nas circunstâncias da vida. Destacou ainda as virtudes que sustentam o caminho cursilhista: tolerância, respeito, esperança e cuidado fraterno. Seguiram-se os testemunhos dos novos cursilhistas, marcados pela alegria, confiança e esperança próprias de quem inicia este caminho.

O Vigário-Geral da Diocese e diretor espiritual, Cónego João Morgado, agradeceu os testemunhos e dirigiu votos de um bom e abençoado ano de 2026. A partir de uma história evocada pelo Bispo diocesano, alertou para o risco de nos ocuparmos excessivamente com as “coisas da Igreja” e esquecermos o essencial: a descoberta pessoal de Deus. Recordou palavras recentes do Papa, proferidas num consistório de cardeais, sublinhando que não estamos na Igreja como peritos, mas como discípulos de Jesus, chamados a escutar juntos o que Cristo diz à sua Igreja num verdadeiro caminho sinodal. Enfatizou que a Igreja é de Jesus Cristo, não à nossa medida, e salientou a importância das reuniões de grupo e das ultreias como espaços de comunhão, crescimento espiritual e evangelização. Manifestou confiança no caminho feito, destacando os quatro cursilhos realizados em 2025 como sinal de vitalidade.

Com a bênção do Santíssimo Sacramento, concluiu-se a primeira parte do encontro, seguindo-se um almoço de confraternização.

Durante a tarde, o Cónego José Melo prestou diversas informações, destacando o início da coordenação do Núcleo Norte do MCC por parte do Secretariado Diocesano de Lamego para o próximo biénio. Foram divulgadas várias iniciativas, entre as quais o Encontro de Reflexão do MCC – Núcleo Norte, a 24 de janeiro, em Albergaria (Aveiro), e a reunião ordinária do Núcleo Norte, a 18 de abril, em Lamego, integrada nas celebrações do Jubileu Diocesano da Dedicação da Catedral.

O Convívio de Ano Novo – Ultreia revelou-se um momento profundamente frutuoso e participado, testemunhando a vitalidade do MCC na Diocese de Lamego. A forte adesão, o clima de oração e comunhão e o entusiasmo dos novos cursilhistas são sinais claros de que o Movimento está vivo e empenhado na evangelização, colocando Cristo no centro da vida pessoal e comunitária.

De Colores!

 

Diác. Eduardo Pinto, in Voz de Lamego, ano 96/08, n.º 4833, de 14 de janeiro de 2026

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147