Manuel Tomás de Carvalho Botelho, irmão do Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo emérito de Lamego, nasceu a 1939 em Vila de Rua, concelho de Moimenta da Beira.
Frequentou o curso de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Posteriormente, formou-se em arquitetura em 1979, na Faculdade de Arquitetura da Università degli Studi di Roma (Laurea em 1978, sob orientação de Ludovico Quaroni). Desenvolveu, depois, a sua atividade em Portugal, em escritório próprio e praticando ativamente arquitetura, foi docente na Escola Superior de Belas Artes do Porto, entre 1980 e 1985, e na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, entre 1985 e 2009, tendo lecionado unidades curriculares nas áreas de Projeto e de Teoria da Arquitetura. Proferiu diversas conferências e participou em Seminários em Portugal, Espanha e Itália.
O seu trabalho integrou várias exposições com destaque para a Europália 1991 - Arquitetura Contemporânea Portuguesa, que decorreu em Bruxelas.
Foi distinguido com o Prémio Nacional de Arquitetura Keil do Amaral (Primeiras Obras) em 1989, com a Casa Dr. Barroso Pires, nomeado para o Prémio Mies van der Rohe 1994, e finalista do Prémio Secil de Arquitetura 2002.
Faleceu a 29 de outubro de 2025, no Porto. A câmara ardente será instalada na Igreja das Antas, na cidade do Porto, onde decorrerá o velório a partir do início da tarde do dia 30 de outubro. As cerimónias fúnebres decorrerão na Igreja Paroquial de Vila da Rua, concelho de Moimenta da Beira, e serão presididos pelo Sr. D. António Couto, Bispo de Lamego.
A Diocese de Lamego endereça os mais sentidos pêsames ao Sr. D. Jacinto Botelho e demais familiares e amigos do Arq. Manuel Botelho, e eleva a Deus preces pelo seu eterno descanso.



