Este é o título expressivo e apelativo de um novo livro escrito pelo Pe. José Augusto Almeida Marques, agora publicado pela Editora “Chiado Books”.
O ato solene da apresentação da obra acontecerá no próximo dia 14 de setembro, no Auditório Municipal de Resende, pelas 17 horas e o apresentador escolhido será o cónego António José Ferreira.
O livro é o filho mais novo de uma família de cinco irmãos, todos frutos excelentes da vivência espiritual, da sensibilidade humana e da visão atenta e comprometida do bem conhecido e muito apreciado autor.
Com a inspiração renovada de cada manhã, foi escrevendo, em cada dia do ano 2004, um admirável e interessante texto, sempre útil para nos ajudar a meditar e sempre belo para nos poder deliciar.
Lidos e meditados esses textos por centenas de interessados, respondeu agora o autor à solicitação de muitos, publicando em papel esses mesmos textos.
Ficam que assim ao dispor de todos, permanentemente, deixando de ser fugazes e passageiros como são os publicados nessas páginas ou plataformas das redes sociais.
O livro que vai ser apresentado para vir às nossas mãos, com o título sugestivo “Saborear o Tempo” chega depois do seu irmão anterior que nos mandava “Pausar a Vida”.
Faz bem o autor.
Nesta corrida da vida, feita de consumo e ambições, estão a fazer-nos falta as “pausas” indispensáveis para pensarmos, para rezarmos, para estarmos com Deus e com os outros, no fundo, para amarmos.
Só fazendo isso nós teremos a possibilidade e o ensejo de “saborear o Tempo” que, por graça de Deus, nos é dado viver. Na verdade, esta corrida feita de ambições e de vaidades que está a ser a vida de hoje, rouba-nos a paz do coração e tira-nos o sentido da vida.
Faz bem o nosso autor chamar a nossa atenção para esse perigo.
Gratidão lhe devemos.
Parabéns lhe damos.
Pe. Joaquim Correia Duarte, in Voz de Lamego, ano 95/39, n.º 4815, de 27 de agosto 2025