Tomada de posse do Conselho Económico diocesano

No dia 8 de fevereiro, pelas 19h00, reuniu, no Paço Episcopal, o Conselho Económico Diocesano sob a presidência de sua excelência reverendíssima, Sr. Dom António Couto.

O ponto único do encontro era a tomada de posse, conferida pelo sr. Bispo, a este tão relevante órgão de corresponsabilidade.

O conselho económico Diocesano tem como missão a administração dos bens patrimoniais da diocese. Para isso deve o Conselho compor-se de elementos “verdadeiramente peritos em assuntos de económicos e de direito civil, e notáveis pela integridade de vida! (CDC, 492). Para além do ecónomo, escolhido pelo sr. Bispo, Pe. Jorge Giroto, fazem parte do conselho económico o pe. Jorge Henrique, vice-ecónomo, e os fiéis leigos: a Sr.a Cármina Veiga, formada em contabilidade e contabilista certificada, com longa experiência no apoio a entidades do setor não lucrativo (IPSS e outras); O Sr. José Manuel Correia Alves, engenheiro civil de formação, que transita do anterior Conselho, com grande experiência no que ao património diz respeito e também em gestão de IPSS; Sr. Leandro Macedo, licenciado em gestão, com experiência de direção de diversas empresas ligadas à construção civil e à vitivinicultura, com responsabilidades em entidades do terceiro setor , como cooperativas e associações que visam melhorar a qualidade de vida dos mais frágeis desta região.

Depois das palavras de incentivo, o Sr. D. António agradeceu a cada um dos elementos sublinhando a importância da sua missão. O ecónomo elencou de forma breve as funções e o âmbito do Conselho, referindo-se as entidades de administração, bem como aos princípios que guiarão a sua ação, nomeadamente a transparência e a comunhão. O Conselho Económico Diocesano apresentará os orçamentos e as contas com o maior rigor contabilístico, cumprindo as suas regras e princípios, dando a conhecer o estado real e atual das entidades de administração direta diocesana. Procurará ainda que a comunhão seja efetiva, quer no que se refere à diocese para com as paróquias, quer também em sentido inverso. Esta corresponsabilidade de todos é absolutamente determinante para que os atos de administração extraordinária e todos os outros sejam sempre concretizados procurando o maior bem da Igreja e, por isso, de cada um dos seus membros. As paróquias, centros sociais paroquiais, Seminários, Arquivo e Museu Diocesano, Gráfica de Lamego, Voz de Lamego e Cúria diocesana encontrarão neste conselho um interlocutor com competências privilegiadas, exercendo-as para que a ação da Igreja nesta porção do povo de Deus seja cada vez mais próxima do Evangelho de Jesus, procurando que não faltem os apoios materiais para que possam atingir os seus fins mais importantes.

O encontro terminou com a assinatura da ata de tomada de posse e a partilha de um cálice de vinho generoso brindando à concretização dos fins a que nos propomos.

Pe. Jorge Giroto, in Voz de Lamego, ano 94/15, n.º 4743, de 21 de fevereiro de 2024.