XXXVIII Jornada Diocesana da Juventude

Em ano de Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o plano pastoral diocesano, e especificamente a programação do Departamento da Pastoral Juvenil da diocese (DDPJ), centrou-se em orações, celebrações, dinâmicas, momentos, subordinados a temática da JMJ 2023: Maria levantou-se e pôs-se apressadamente a caminho (LC 1, 39). Desde que a JMJ foi anunciada para Lisboa, em 2019, que as propostas da pastoral dos jovens têm em conta o tema, focando-se na sensibilização, na mobilização para a jornada e para os dias nas dioceses, no acolhimento aos jovens que virão de outros países.

Quando faltam algumas semanas para JMJ, realizou-se a Jornada Diocesana da Juventude, no Santuário de Nossa Senhora do Fôjo (Refúgio), na paróquia de Gosende, zona pastoral de Castro Daire, no passado dia 20 de maio. Na véspera, e como habitualmente, a vigília de oração, e os preparativos para o dia da Jornada. Num dia de frio e muito vento, os jovens começaram a chegar bem cedo, integrando-se em diferentes atividades, de acolhimento, cânticos, oração e reflexão. A terminar a manhã, a celebração da santa Missa, presidida pelo nosso Bispo, D. António Couto, concelebrada por duas dezenas de sacerdotes, e contando com o “coro diocesana” na animação litúrgica e coral. Contextualizou a Jornada e a celebração da Eucaristia, o pároco, Pe. Ângelo. Durante a homilia, o Sr. Bispo fixou-nos na Palavra de Deus, em dia de Ascensão do Senhor, uns dias antes da grande festa do Pentecostes… a ventania que se fazia, lembrava já esse vento com que o Espírito Santo envolveu todos os discípulos e a Igreja. A Ascensão reflete o mistério de Deus que encarna, vive, e ascende, depois da morte e ressurreição, para a direita do Pai, de onde nos atrai. A Ascensão de Jesus traduz-se no envio dos discípulos. É tempo de se levantarem, irem, levarem a Boa Notícia, levarem Jesus. Os discípulos hoje somos nós. O Sr. Bispo desafiou os jovens a viverem com alegria, a testemunharem a fé, na atenção a todos e a todos levarem a alegria de serem de Cristo.

No final da Eucaristia, o Pe. Luís Rafael, responsável pelo DDPJ de Lamego, e COD de Lamego, agradeceu a pessoas e entidades envolvidas na realização da jornada, na logística, nos momentos diversos.

Depois do almoço e da partilha de farnéis, o tempo dedicado a alguns jogos e muita música e interação, entre os jovens do palco e os jovens da assembleia.

A JDJ concluiu com a entrega da Luz a cada grupo de jovens presente, e com o desafio a participar na JMJ, indo, mas também no dos jovens que virão para as nossas comunidades.

Seguem-se dois testemunhos sobre esta XXXVIII Jornada Diocesana:

Após 3 anos de “espera” devido à pandemia, tivemos a oportunidade de viver com toda a intensidade a Jornada Diocesana da Juventude. Como escuteira, já tinha colaborado como staff mas nunca tinha feito parte da organização nem tinha vivido uma Jornada Diocesana como participante. Foi uma experiência muito enriquecedora! Como preparação do nosso Workshop conseguimos que a comunidade local, desde as crianças aos idosos, colaborasse em parceria com o Agrupamento 280 e executasse todas as tarefas propostas. Foi uma longa preparação, com muitos dias de dedicação para que no dia tudo corresse na perfeição. Chegado o dia, foi extremamente gratificante ver os jovens a passar, a parar para refletir e a observar todos os detalhes feitos pelos elementos do Agrupamento com tanto carinho. Como Chefe de Agrupamento, sinto-me realizada por ter levado um grupo de jovens com coragem para se conhecerem melhor a si mesmos e acima de tudo por ter percebido a felicidade estampada no rosto de todos sem medo de viver e partilhar a Fé que a todos nos une. O vento e o frio podiam ter “afastado” os jovens mas em vez disso fez com que todos se levantassem, tal como Maria, e vivessem a JDJ Lamego com alegria, com cânticos e com dança. Entramos agora em contagem decrescente para a JMJ em Lisboa e tenho a certeza que todos estamos ansiosos que chegue o dia de receber os jovens nas nossas Paróquias, de lhes mostrar o que de melhor existe na nossa Diocese e no nosso País. Juntos, já nos levantámos e estamos agora prontos para partir até Lisboa e participar no maior encontro de jovens do mundo!

Vanessa Nunes, Chefe do Agrupamento 280 Castro Daire

No dia 20 de maio de 2023, realizou-se a XXXVIII Jornada Diocesana da Juventude, da diocese de Lamego, no Santuário da Nossa Senhora do Fôjo, da freguesia de Gosende, do Concelho de Castro Daire.
Com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, vários jovens partiram para uma jornada, cheia de aprendizagens, emoções, reflexões e muita animação. Entre eles, estava eu, como caminheira do Agrupamento 280, de Castro Daire. Agrupamento este, que apoiou e ajudou, de forma animada e entusiasmada, na organização deste grande evento.
Para além de ter caminhado com um grupo de escuteiros, do meu agrupamento, enquanto caminheira, caminhei, também, enquanto jovem, de fé e perseverança, refletindo a cada passo que dei, pensando em todas as palavras que ouvi e aprendendo com os outros.
Foi com um enorme prazer e emoção que participei nesta jornada.

Beatriz Cardoso, Caminheira Agrupamento 280 Castro Daire

in Voz de Lamego, ano 93/27, n.º 4707, 24 de maio 2023