Previous Next

Visita pastoral de D. António Couto ao Rabaçal

Seguir a Jesus Cristo como São Paulo O seguiu a 100%.
“Bendito o que vem em nome do Senhor” Foram, sentidamente, repisadas as palavras do Evangelho, ao receber e saudar o ilustre Antístite «doce Vigário de Cristo na terra», dirigidas há dois mil anos a Jesus na Sua chegada a Jerusalém, pela manhã de domingo dia 20 de novembro no belo dia de Cristo Rei, a verdadeira soberania do amor, único Salvador da nossa vida, o Senhor Bispo rumou, às terras de Meda mais concretamente à comunidade eclesial do Rabaçal para visita Pastoral com o Sacramento da Confirmação.

Foi recebido pelos 14 jovens que iam receber o Crisma e toda a comunidade, envolvida nesta festa, alegre e feliz.
Seguiu-se a Eucaristia, o cume primordial desta festa, concelebrada pelos párocos. Na sua homilia o Senhor Bispo, apelando aos jovens que não se esquecessem do padroeiro, São Paulo: “evangelizador e o maior de todos os tempos, seguidor de cristo e que viveu para Cristo a 100 por cento”.

Aludindo a esta solenidade, num Senhor que vem ao nosso encontro e que o coração enorme desta festa é Jesus Cristo o Rei do Universo, o Rei de tudo quanto existe.
Finalizando dirigindo- se a todos os jovens: “Fazei vós também assim, vivei na alegria e prosperidade na certeza de Jesus Cristo, que não vos abandona e vivei a 100 por cento como o vosso padroeiro viveu para Cristo”.

Seguiu- se o ritual do Crisma, explicando a simbologia e gestos das mãos, marcado pelo sinal de cristo - cristificados - outros Cristos. Em que o batismo é confirmado pelo Espírito Santo, para viver essa fé concretamente, o que exige crescimento e maturidade.
No fim foi presenteado, cada crismado uma dezena, da Jornada Mundial da Juventude, para lhes incutir a alegria e oração e o certificado.

De tarde, o ilustre Antístite visitou alguns lugares de culto, acompanhado pelos párocos, comunidade e crismados, findado com a visita ao centro de dia de rabaçal, para aí escutar as dificuldades do mesmo, num interior profundo, e de seguida momento de convívio e confraternização entre todos, não faltando as castanhas.

Como as cordas duma cítara, só entoam a melodia quando todas em sintonia, pedimos ao Senhor nos ajude a viver sempre nesta comunhão, para estarmos certos de que somos a una e única Igreja Católica. Nós e o Espírito Santo, edificando um mundo melhor. Num mundo conturbado e complexo como o nosso, cada um é convidado a ser autenticamente amigo do Senhor.
Nesta hora de alegria queremos manifestar o nosso afeto e gratidão para com o nosso ilustre e estimado pastor da Igreja de Lamego.

 

Pe. José Soares, in Voz de Lamego, ano 93/03, n.º 4682, 22 de novembro de 2022

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147