Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia de Marialva

No passado dia 23 de outubro de 2022, a Paróquia de S. Tiago de Marialva, concelho de Mêda, esteve em festa com a Visita Pastoral do nosso Bispo, D. António Couto, nosso Pastor e Guia na Fé.

Começamos a visita pastoral com um pequeno momento de acolhimento ao Sr. Bispo feito pelas crianças da catequese e de toda a comunidade junto da entrada do bonito castelo da Aldeia Histórica de Marialva. Depois toda a comunidade acompanhou o nosso Bispo, numa breve visita ao castelo até à Igreja paroquial de S. Tiago, padroeiro desta comunidade, para a celebração da Eucaristia.

Na sua partilha das leituras da Palavra de Deus, o Senhor Bispo destacou a sua alegria por visitar a bonita Paróquia de Marialva, com a magnífica beleza do seu castelo. Na sua homilia o Sr. D. António exortou-nos, comentando as leituras do dia, do XXX Domingo do Tempo Comum e Dia Mundial das Missões, a que pela oração que brota de um coração humilde e necessitado do perdão e do amor de Deus, a que continuássemos a perpetuar a bonita história que nos vem dos nossos antepassados sobre a fé e os costumes, a sermos hoje as “pedras vivas do Templo do Senhor”.

O Papa Francisco na sua mensagem para o dia de hoje deixou-nos como Tema: «Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo»" (At 1,8), que nos ajuda a viver o facto de a Igreja ser, por sua natureza, missionária.

No final da celebração houve também a oferta de alguns produtos alimentares da nossa terra que alguns paroquianos quiseram ofertar ao Senhor Bispo, D. António.
Por fim queria agradecer a presença de todos nestes momentos importantes na vida da nossa Comunidade Paroquial. Que S. Tiago, nosso Padroeiro, seja para nós modelo dos verdadeiros discípulos que querem crescer cada vez mais na Fé, Esperança e

Caridade, e nos ajude sempre a sermos as “pedras vivas do Templo do Senhor”.

Pe. Jorge Dias¸ in Voz de Lamego, ano 92/48, n.º 4678, 26 de outubro de 2022