Novo livro do nosso Bispo

Com a chancela da Paulus Editora, aí está o mais recente livro do nosso Bispo, D. António. Como o título deixa antever, trata-se de refletir e aprofundar o mistério da Eucaristia e do sacerdócio. Como já nos habituou, esta obra destina-se a quem quer saber mais, formando-se na escola da Eucaristia. Em vésperas da Solenidade do Corpo de Jesus Cristo, os textos ajudam a acolher o mistério que envolve a entrega de Jesus e a Sua presença, no Espírito Santo, em Igreja, especialmente nos Sacramentos e muito peculiarmente no Sacramento da Eucaristia. Em estreita ligação à Eucaristia, o sacerdócio ordenado, resultando do mandato de Jesus Cristo, “Fazei isto em memória de Mim”, mas também partindo, identificando-se e testemunhando o sacerdócio de Jesus, o Sumo Sacerdote por excelência.
Ninguém melhor que D. António para nos apresentar este trabalho em quatro atos:

 

APRESENTAÇÃO:
Este livro, que intitulo «A Eucaristia, o Sacerdócio, e Jesus, «o Filho», é uma peça em quatro atos, como acontece na escrita ou no teatro. Mas também pode assemelhar-se a uma peça de linho ou a um tapete, que a minha avó tecia, e eu via, naquele velho tear da loja da minha casa. Ou a uma peça de roupa, que a minha mãe costurava com hábeis mãos e entranhas maternais. Assim é este livro, também composto com rigor e gosto. Encontram-se nele quatro estudos, que considero úteis para quem queira entrar um pouco mais dentro da vida eclesial, no seu mistério, na sua oração, no seu amor em ação, e no segredo mais intenso da nossa vida de «filhos», que nos é ensinada por Jesus, «o Filho». Os estudos intitulam-se: «Eucaristia. Círculo de Bem, de Bondade e de Beleza» (1); «Há de cumprir-se o sacerdócio» (2); «Sacerdócio ministerial e fidelidade à Palavra» (3); «A identidade de Jesus, “o Filho”, e a visão de Deus» (4). A Eucaristia é fundamental para aprendermos a encher a nossa vida de Bondade e de Bem: bendizer ou dizer bem, pensar bem, querer bem, fazer bem. Só assim, e não de outra maneira, se pode mudar a vida e o mundo. Este estudo sobre a Eucaristia traz à tona tantas atitudes e gestos novos, tão necessários para esta sociedade adormecida e medicada em que vivemos. A Eucaristia é uma escola nova, em que é urgente a gente matricular-se. O sacerdócio é visto numa longa história, que vem do Antigo Testamento e ganha novos sabores em Cristo, no Novo Testamento. Perceber-se-á a razão pela qual é preciso chegar à Carta aos Hebreus para se ver, pela primeira vez, o título de sacerdote dado a Jesus. E os desafios que essa novidade nos traz! O terceiro estudo passa a figura do Sacerdote ou do Padre diante de nós, não como um repetente ou repetidor, mas como transparência de Deus, que vive, serve e dá testemunho da Palavra de Deus. Vida nova à espreita e à espera de nós, num tempo em que o Sacerdócio ministerial é visto por certos meios com acidez e desconfiança. Enfim, Jesus, «o Filho». Claro que tem a ver com a Eucaristia e o Sacerdócio. «O Filho» é, no Evangelho de João, o título em absoluto mais usado por Jesus para se auto designar. Filho diz em primeiro lugar, antes de obediência ou revelação, encargo ou missão, vida recebida. Tantas lições para a nossa vida podemos retirar da vida recebida vivida por Jesus, «o Filho» de Deus e de Maria. Refeição forte, com pão e vinho, e muitos sabores à escolha e que vale a pena experimentar. Há coisas que não é possível guardar por mais tempo na dispensa ou na gaveta.

D. António Couto, em cada livro e, por conseguinte, também neste, coloca os seus pergaminhos, imergindo-nos no texto original, com as nuances da língua em que foi escrito, na ligação a outros escritos sagrados ou a contextos culturais e religiosos próximos, fazendo-se valer de estudos de autores cristãos, mas também judeus, recorrendo às tradições judaicas, e mostrando a novidade de Jesus, do Seu Evangelho e do Seu mandamento.

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147