Previous Next

Peregrinação anual do Arciprestado ao Santuário dos Remédios

Era o Dia Solene da Ascensão do Senhor ao Céu. As Comunidades Cristãs das Paróquias do Arciprestado de Lamego responderam sim e caminharam, pressurosas, ao Monte do Santuário, acompanhadas, nesta subida, pela Mãe de Jesus, a Guia de confiança que nos orienta para o Seu Filho.

Carregava, esta Porção do Povo de Deus, as angústias do nosso mundo e do nosso tempo, as dores, sofrimentos e mortes, injustas e injustificadas, em tantas guerras e perseguições; levava consigo, de modo particular, o Povo Ucraniano e o Povo Russo, na procura d’Aquele que é a Paz, que é a Salvação, que pode converter os corações dos homens e acabar com as divisões, as discórdias, as guerras; transportava, com coração de irmão sofrido, todos os cristãos e suas comunidades, perseguidas, para que o Senhor seja o Seu alento, a Sua força. Connosco, também subiu ao Monte A Jornada Mundial da Juventude 2023 e a multidão vibrante e entusiasta dos Jovens que se preparam para Ela para que “o nosso mundo se reencontre na fraternidade, na justiça e na paz”, através da sua generosidade e entrega.

Na sua homília, o Senhor Bispo, D. António Couto, situou-nos na profundidade e beleza da Oração do Prefácio da Solenidade da Ascensão do Senhor: “Neste dia, Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho Unigénito, colocou à direita da Vossa Glória, a nossa frágil natureza humana”. Já que a nossa natureza humana foi enxertada na natureza divina de Jesus, as nossas fragilidades, os nossos pecados, assumiu-os o Senhor Jesus e levou-os até à Glória de Deus.

A nossa meta, o nosso futuro, é a glória de Deus. Como diz S. Paulo: “Morremos com Cristo, fomos sepultados com Cristo, ressuscitámos com Cristo, estamos sentados com Ele na Glória de Deus”. Esta é a vida cristã. Alimentamo-nos nos sacramentos, na esperança. É necessário transportar este Evangelho para a nossa vida, para a vida dos outros, porque já somos participantes da vida divina.  O cristão deve viver esta alegria, esta alegria divina. Só assim seremos verdadeiros cristãos.

O Senhor Bispo, para terminar, concluiu: “Sempre com a presença de Maria. Ela nos ajudará a entender melhor a Vida do Seu Filho, para que a nossa vida cristã, seja mais autêntica. E assim faremos um mundo novo. Com um coração novo, feito de carne e de Espírito”

Celebrado e louvado o Senhor Jesus, na Sua Ascensão ao Céu, na companhia da sua Mãe, na força da união de tantos cristãos presentes, também nós descemos à vida, com o mandato que o Senhor D. António Couto nos deixou: “Partamos mais rápido para a Vida, para A fazer chegar ao coração dos nossos irmãos que precisam de Jesus Cristo”.

 

Manuel Ribeiro, in Voz de Lamego, ano 92/29, n.º 4660, 1 de junho de 2022

 

ENQUADRAMENTO…

A peregrinação arciprestal ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios decorre na tarde de Domingo (este ano, 29 de maio), mas começa na noite da Sábado. Não e trata apenas de uma procissão «preambular», para preparar a peregrinação.

Trata-se, efetivamente, do início da peregrinação. Aliás, são já muitos os peregrinos que se incorporam e a própria Padroeira, também Ela, Se faz «peregrina» da cidade e de todos os corações.

Após um interregno de dois anos, eram muitas as «saudades» da Mãe. Por isso, desde o primeiro instante a participação foi numerosa e envolvente. O primeiro momento ocorreu na celebração de sábado, pelas 20h, animada por um Grupo Coral dirigido pelo Padre Marcos Alvim. Além das vozes, não faltou o som harmonioso do órgão e do violino. Foi com emoção que se fez ouvir o Hino de Nossa Senhora dos Remédios e, no momento da homilia, uma bela Aclamação à Palavra de Deus, também da autoria do Padre Marcos.

Seguiu-se a procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Remédios em direção à Igreja Catedral com a recitação do Terço e um mar de luz, dimanado das velas que davam um colorido que iluminava (de paz e esperança) a escuridade da noite. Muitas foram as pessoas que se incorporaram, mostrando afeição pela nossa Padroeira em mais uma visita à Sua Cidade.

Pe. João António

 

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147