Diocese de Lamego venceu o Festival Nacional da Canção Mensagem

Ao longo dos anos, a Diocese de Lamego tem levado belíssimas canções ao Festival Nacional da Canção Mensagem. Este ano não foi exceção. Representou a diocese, o Grupo de Jovens da Sé, obtendo o primeiro lugar, na 13.ª edição do Festival Nacional da Canção Mensagem, promovido pela Igreja Católica em Portugal, que se realizou no último domingo, no Colégio de Nossa Senhora da Apresentação (Calvão).

“É um prémio muito importante para nós. Mais do que ganhar, o mais importante foi mesmo termos conseguido juntar jovens e fazer alguma coisa. Claro, ganhar sabe ainda melhor, e conseguimos mostrar a nossa fé e cantar a fé que temos, e partilhar com outros jovens”, disse Denise Pinto, do Grupo de Jovens da Sé, em declarações à Agência ECCLESIA. Denise foi a autora da letra da referida canção, destacando ainda que esta vitória também dá outra energia na preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa, em agosto de 2023. “A nossa intenção é sempre termos o máximo de gente possível, vivermos isto em grupo porque é muito mais intenso e faz muito mais sentido”.

Por sua vez, o João Pedro, também do Grupo de Jovens da Sé, é o autor da música e partilhou a “emoção muito grande” de vencer este evento, adiantando que independentemente do resultado o “objetivo principal” era “partilhar partituras com outros grupos”, os acordes, para que esta música fosse “tocada em outras paróquias, dioceses”, destacando que “Lamego vive a fé muito intensamente e a música”.

O Festival Nacional da Canção Mensagem 2022 teve como tema “Levanta-te”, em sintonia com o lema da JMJ 2023, e o pódio ficou completo com as Dioceses de Lisboa e Aveiro, respetivamente no segundo e terceiro lugar; o “Prémio Ser” foi atribuído ao grupo da Diocese de Coimbra.
Esta iniciativa da juventude é promovida pela Igreja Católica em Portugal, de dois em dois anos, numa organização do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), não se podendo tido realizar no ano transato, regressou este ano.

O diretor do DNPJ salientou que o festival da canção tem um pouco da componente de concurso mas “a grande oportunidade, o grande objetivo do festival”, é que os grupos nas suas dioceses “aproveitem o facto de escreverem uma letra, uma música que sirva de evangelização”, e que através da música possam transmitir o Evangelho de Jesus Cristo.

“As dioceses vão procurando aproveitar essas músicas, não só as que vêm representar a diocese mas também as suas músicas que viveram nos festivais diocesanos, essa letra para depois quase formarem o seu caderno de músicas e a partir dai transmitir e evangelizar. Muitos dos contextos que temos aqui vêm dos contextos paroquiais, de um trabalho dos seus grupos de jovens e é uma boa representação dar sentido a todo este caminho”, explicou o padre Filipe Diniz.

D. António Moiteiro, o bispo de Aveiro, realçou que o dia era de festa mas destacou o trabalho que foi feito com os vários grupos das dioceses participantes, no sábado, “com as reflexões que ajudaram a aprofundar a fé… Embora sendo uma atividade muito própria do departamento da pastoral juvenil do país, não podemos dissociar a pastoral juvenil da caminhada para a Jornada Mundial da Juventude: É necessário toda a sensibilização, toda a movimentação, para que os jovens sintam que a fé, que é o encontro com Jesus Cristo, continua a ser válido esse encontro nos dias de hoje. Este é, a meu ver, o núcleo fundamental”, acrescentou, destacando a “participação muito significativa de jovens no festival”.

O padre Leonel Abrantes, diretor do Departamento da Pastoral Juvenil da Diocese de Aveiro, manifestou a “enorme alegria” de serem parceiros deste encontro e explicou que querem “aproveitar uma linguagem que os jovens amam, que é do seu quotidiano, que é a música… Sabemos que a música transmite mensagem e sentimento. Enquanto católicos achamos que podemos aproveitar esse dom dos jovens, que lhes é natural, para passarmos a mensagem cristã, de Jesus Cristo, àqueles que estão à nossa volta. A música pode ser um primeiro veículo de anúncio, de primeiro anúncio inclusivamente”.

O Pe. Luís Rafael, responsável do Departamento da Pastoral Juvenil da nossa diocese, expressou enorme alegria, agradecendo aos jovens da paróquia da Sé e a todos os grupos que têm feito uma bela caminhada ao longo dos anos nos festivais da Diocese, enriquecendo o reportório de canções juvenis e servindo de motivação para os grupos paroquiais. Este feito da Diocese de Lamego é, verdadeiramente, um incentivo a que outros grupos de jovens coloquem os seus talentos a render, numa área em que se empenham a valer e, com as canções de mensagem, testemunhem e evangelizem outros jovens.

in Voz de Lamego, ano 92/26, n.º 4657, 11 de maio de 2022