Previous Next

Semana de Oração pelas Vocações

Vivemos, de 1 a 8 de maio, a Semana de Oração pelas Vocações, culminando no IV Domingo da Páscoa, Domingo do Bom Pastor. Um tempo privilegiado para pedir ao Senhor que continue a despertar nos corações a vontade decidida de O seguir e servir nos mais diversos estados de vida e, através desse pedido, sintonizar o nosso coração com a voz do Senhor que chama.

Assim, das 21h de sexta até às 12h de sábado, o Seminário de Lamego viveu um tempo de Lausperene. Diante do Santíssimo Sacramento, do olhar próximo e desafiante de Jesus, pudemos redescobrir esse apelo que não cessa há dois mil anos - “Vem e segue-Me” – pedindo por todos os que já lhe responderam, e por tantos que ainda procuram a forma de responder. Agradecemos a todos os que se juntaram a nós na oração, às várias congregações da nossa diocese, em particular as que se juntaram presencialmente no Seminário: as Irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima, a Comunidade dos Servos de Maria do Coração de Jesus e as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição. Agradecemos ao movimento da Mensagem de Fátima e aos convivas de Tarouca, que também marcaram presença no Seminário.

O fim-de-semana foi também marcado por uma ação vocacional dos seminaristas da diocese nas paróquias confiadas ao P. Carlos Carvalho e ao P. Francisco Marques – Sernancelhe, Beselga, Antas, Aveloso, Seixo, Ourozinho e Prova. Foi um tempo privilegiado de partilha de testemunhos. Por um lado, os seminaristas tiveram a oportunidade de dar o seu testemunho de caminhada vocacional junto das crianças da catequese, nas celebrações da Eucaristia e no convívio sereno junto das pessoas com quem nos cruzámos. Por outro lado, fomos enriquecidos com o testemunho de vida sacerdotal do P. Carlos e do P. Francisco. Se há muito sabíamos ter nesta equipa sacerdotal uma referência na diocese, foi um privilégio poder testemunhar diretamente da entrega, da disponibilidade, da proximidade com as pessoas e da capacidade de colaboração que demonstram, num espírito de grande simplicidade, à imagem de Cristo, Bom Pastor.

Profundamente agradecidos por tanto bem recebido, pela grande generosidade com que fomos acolhidos pelas comunidades, na pessoa dos seus párocos, permanecemos unidos na oração, esperando que a semente lançada através da oração e do trabalho possa vir a dar frutos em jovens que respondam ao chamamento de Jesus a segui-l’O de perto – particularmente na vida sacerdotal e consagrada, que tanto precisa de quem a ela se entregue com alegria e generosidade.

 

Tiago Torres, in Voz de Lamego, ano 92/26, n.º 4657, 11 de maio de 2022

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147