Previous Next

PARAGEM 23 - Cor & Luz em Oliveira do Douro

Como já vem sendo habitual, a cada dia 23, os jovens juntam-se numa comunidade para rezar pela JMJ. Neste mês de abril, seguindo o Plano Pastoral Diocesano, esta atividade realizou-se na nossa Paróquia de Oliveira do Douro, na Zona Pastoral de Cinfães.

Estando a 465 dias do início da Jornada Mundial da Juventude, começámos por tomar consciência que há muito para fazer até lá chegarmos. No entanto, a Paragem 23 é sempre uma oportunidade para pararmos um pouco, rezarmos em conjunto e ganharmos energia para aquilo que aí vem.

Para nos dar a tónica que iria afinar os momentos seguintes, a letra da música inicial dizia-nos que podíamos (e podemos) estar alegres… porque Cristo Vivo nos encontrou e iluminou os nossos caminhos. Nesta linha, fomos convidados a deixar que Ele fizesse festa connosco num ambiente repleto de COR e LUZ.

Começámos por ser envolvidos pela Cor AMARELA… a cor do sol, a cor da luz, a cor da alegria, por isso, depois de termos acendido algumas velas a partir do Círio Pascal, fomos convidados a acender um pequeno sparkle, enquanto acolhíamos, festivamente, um logotipo paroquial da JMJ. De facto, preparar uma Jornada, está a ser uma oportunidade única nas nossas vidas e, porque queremos que toda a nossa comunidade se sinta envolvida neste caminho, a partir dessa noite, passámos a contar com esse símbolo na nossa Igreja Paroquial.

Num segundo momento, fomos orientados pela Cor VERMELHA… a cor do amor, a cor do fogo, a cor do coração. Entre cânticos que nos desafiavam a anunciar a ressurreição de Jesus, escutámos uma passagem do Evangelho de São Marcos (Mc 16, 9-15), rezámos a oração oficial da JMJ e compreendemos que, por vezes, custa-nos olhar para dentro, mas ser Peregrino de uma JMJ também nos leva a fazer essa viagem até ao nosso interior e a descobrir que há sempre muito para agradecer, muito para testemunhar, muito para mover.

Depois de recebermos a Bênção de Deus, deslocámo-nos até ao Salão Paroquial, onde nos esperava um espaço colorido de VERDE e decorado com várias bandeiras, assinalando a dimensão mundial da Jornada. Nesse terceiro momento, o nosso COP de Oliveira do Douro proporcionou a todos os presentes, algum tempo de convívio. Danças, jogos, músicas e dinâmicas aumentaram o entusiasmo pascal, envolvendo os mais miúdos e os mais graúdos, num ambiente inter-geracional que não deixou ninguém indiferente.

Para terminar, ainda com bastante energia, cantou-se o Hino da JMJ e foi distribuída uma lembrança a todos os participantes, ficando bastante claro que ninguém está dispensado trilhar este percurso que nos levará até Lisboa, no Verão de 2023.

 

COP Oliveira do Douro, in Voz de Lamego, ano 92/24, n.º 4655, 27 de abril de 2022

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147