Previous Next

Semana Nacional Cáritas e conferência na paróquia de Almacave

De 13 a 20 de março de 2022 decorreu a Semana Nacional Cáritas em Portugal, sob o lema “O Amor Que Transforma”.

Ao longo da semana tiveram lugar algumas atividades diversificadas para assinalar o evento ao nível das várias Cáritas Diocesanas, tendo por objetivo ir de encontro aos princípios da CÁRITAS, enquanto organização cuja Missão e Visão se orientam para “A Centralidade e Dignidade da Pessoa Humana”.

A nossa Diocese pôde congratular-se com uma conferência, subordinada ao tema “A Caridade numa Perspetiva Sinodal”, sob a orientação da Presidente da Cáritas Portuguesa, Dra. Rita Valadas, no Auditório do Centro Paroquial de Almacave, pelas 21h30m, no âmbito da Celebração Jubilar dos 50 Anos de Sacerdócio do Rev.  Pe. José Guedes, Pároco da Igreja de Almacave, em Lamego,

Estiveram presentes muitas pessoas ligadas ao trabalho sócio caritativo, mas também amigos e colaboradores da paróquia, com vontade de alargarem os seus conhecimentos numa área tão delicada e ao mesmo tempo bela, como é o desejo sincero e disponível de ajudar quem precisa.

Ao longo da sua intervenção a Dr.ª Rita Valadas falou aos presentes sobre o trabalho que é desenvolvido pela Cáritas Portuguesa, desde os seus primórdios, até aos dias de hoje. Recordou os tempos vividos após a II Guerra Mundial, a importância da Igreja aquando da vinda de muitas Crianças Austríacas para Portugal, conhecidas por Crianças Cáritas e todo o trabalho de articulação com as várias paróquias que sob a orientação dos seus Párocos as acolheram em casas familiares por um determinado tempo até se sentirem com mais saúde e poderem regressar a seus lares. (Lamego foi uma dessas cidades de acolhimento). Salientou que o trabalho desenvolvido pela Cáritas é fruto de uma articulação com as diferentes Cáritas Diocesanas, pois é, em seu entender, que graças a uma partilha de saberes, de entreajuda, de colaboração e respeito se pode levar a bom porto todo o trabalho de uma Instituição, de características tão específicas como é a Cáritas. Referiu também que, em situações de emergência, como por exemplo em situações de guerra, há todo um trabalho de articulação com a Cáritas Internationallis e demais Cáritas Locais dos Países que estejam em situações de conflito, por forma a operacionalizar um apoio que venha estar em consonância com o desejado no momento.

Salientou também o excelente trabalho desenvolvido por todos os voluntários e voluntárias que colaboram com a Cáritas, nomeadamente os Grupos sócio caritativos, os grupos Vicentinos, os jovens e demais pessoas sempre prontas a colaborar quando solicitadas para tal, visando todo um trabalho de articulação, partilha e Amor ao Próximo.

Terminou a sua intervenção com uma saudação especial ao Monsenhor José Guedes pelo seu Aniversário Sacerdotal, congratulando-se por marcar presença num Jubileu tão especial e tão belo na vida de um Sacerdote que sempre dedicou a sua vida aos outros e ao mesmo tempo formulando votos de saúde e continuação de um bom trabalho pastoral junto de todos os seus paroquianos e de quem o procura.  

Após uma breve colocação de algumas questões, sobre o tema da conferência por parte dos presentes, reveladoras da pertinência dos assuntos abordados, o Rev. Pe. José Guedes agradeceu a presença da Sra. Dr.ª Rita Valadas e todos os presentes, por mais um testemunho de carinho e amizade nesta efeméride tão importante no seu percurso sacerdotal.

 

Cáritas Diocesana de Lamego,
in Voz de Lamego, ano 92/19, n.º 4650, 23 de março de 2022

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147