Previous Next

Ação Vocacional por terras de Moimenta da Beira

No passado fim de semana, de 19 a 20 de março de 2022, realizou-se uma ação vocacional na Diocese de Lamego nas paróquias confiadas ao Senhor Pe. Giroto e Pe. Vitor, nomeadamente a paróquia de São Tiago de Leomil, com as respetivas comunidades de Semitela, Paraduça e Beira Valente e a Paróquia de Santo Amaro de Alvite e a comunidade de Porto da Nave, Paróquia da Imaculada Conceição de Sever e comunidade de Arcas e as Paróquias confiadas ao Senhor Pe. Diamantino,São João Baptista de Moimenta da Beira, Santo Adrião de Cabaços e Nossa Senhora do Pranto de Sendim.

À imagem de Jesus, que sempre se dirigia ao monte para orar antes de ir ao encontro das multidões, também as comunidades dos seminários maior e menor procuraram confiar ao Senhor os frutos do fim-de-semana, por meio de uma noite de adoração ao Santíssimo. Foram 12 horas de encontro na intimidade com Deus, para a Ele confiar todo o caminho, pedindo pelas vocações e pelas comunidades que iriam visitar.

Sábado, dia 19, os dez seminaristas da diocese dividiram-se em dois grupos e dirigiram-se para as paróquias de Leomil e Alvite, onde acabariam por orientar um encontro com as crianças dos primeiros anos de catequese. Posteriormente, os seminaristas dirigiram-se para a paróquia de Moimenta da Beira, dividindo-se pelos vários grupos de catequese. Ao fim da tarde, foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo Senhor Pe. Bráulio. A comunidade, com as suas crianças e jovens, encheu a igreja para celebrar a solenidade de S. José, homenageando todos os pais pela sua entrega de amor e dedicação às suas famílias, segundo o exemplo do Santo.  Nesse mesmo dia os seminaristas maiores ficaram em casa de três famílias, em Moimenta da Beira, tendo o privilégio de partilhar a refeição e o convívio com quem os acolheu. Os seminaristas menores ficaram na residência paroquial de Alvite. Todos foram bem acolhidos e tratados com grande caridade.

No domingo dessa mesma ação pastoral, os seminaristas uma vez mais divididos em pequenos grupos, espalham-se pelas paróquias e comunidades a fim de participarem na Eucaristia de cada comunidade, partilhando o seu testemunho vocacional. Por fim todos se reuniram na residência de uma família para terminarem o fim de semana com almoço fraterno.  

Agradecemos aos padres Diamantino Alvaíde, António Giroto e Vitor Carreira, às comunidades a que presidem e, de forma particular, às famílias que nos abriram as suas portas, pela forma como nos acolheram, fazendo-nos sentir verdadeiramente em casa. Sentimo-nos especialmente gratos pela oportunidade de percorrer as paróquias, conhecer as suas gentes e lançar aos jovens o desafio de descobrirem o caminho de felicidade no serviço a que Deus os chama. Esperamos que a nossa passagem por estas comunidades desperte no coração de alguns jovens o desejo de seguir e servir a Jesus Cristo no ministério sacerdotal.

 

João Vingadas e Tiago Fonseca (3.º ano de Teologia),
in Voz de Lamego, ano 92/19, n.º 4650, 23 de março de 2022

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147