Previous Next

Encontro Sinodal na Zona Pastoral da Mêda

O Papa Francisco convida a Igreja inteira a interrogar-se sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio”, caminho este de comunhão, participação e missão de todos.

Neste âmbito, realizou-se no dia 13 de março, no salão polivalente do Patronato da Meda, um encontro com representantes das paróquias da Zona Pastoral da Meda, em conjunto com os seus Párocos, onde se debateu o novo Sínodo da Igreja Católica, que irá realizar-se em Roma em outubro de 2023.  Este encontro teve, também, como objetivo a formação de leigos que, nas suas paróquias, possam fazer a auscultação da população das diferentes comunidades.

O Senhor Padre Diamantino Alvaíde, com o apoio de um diaporama, explicou de uma forma clara e objetiva o conceito de Sínodo e de Sinodalidade.

Aprendemos que sinolalidade é um modo de ser e viver Igreja, na nossa família, no nosso trabalho, na nossa comunidade e em toda a sociedade.

Um leigo, Nuno Nascimento, deu-nos algumas indicações de como escutar e recolher a opinião das pessoas, assim de como devem agir os orientadores dos encontros nas paróquias e nos diferentes grupos de auscultação, na recolha e tratamento de todas as opiniões.

Este processo eclesial de participação e inclusão, que oferece a cada um – de maneira particular àqueles que, por vários motivos, se encontram à margem – a oportunidade de se expressar e de ser ouvido, a fim de contribuir para a construção do Povo de Deus, deixou-nos motivados para um novo “caminhar juntos”.

 

Carmo Fernandes e Conceição Lourenço,
in Voz de Lamego, ano 92/18, n.º 4649, 16 de março de 2022

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147