Previous Next

Missa Nova do Padre João Miguel Pereira

Oito dias depois de ser ordenado sacerdote, na Sé de Lamego, o Pe. João Miguel presidiu à chamada “Missa Nova”, na sua terra natal, na Paróquia de Freigil, na Zona Pastoral de Resende, no dia 11 de julho.

Reuniu-se a comunidade, a família e os amigos, as autoridades civis locais, para celebrar com ele a vida, a vocação, o início do ministério sacerdotal. O espaço foi belamente adornado, com uma passadeira de flores, para a procissão de entrada, da Igreja Matriz para um espaço mais elevado e que serviu à celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. João Miguel, tendo ao seu lado o pároco, Pe. Abel, e o último padre ordenado, há 32 anos, natural de Freigil, Pe. António Loureiro. Um pouco mais de uma dezena de padres amigos e dos seminaristas. A animação coral esteve a cargo do Coro da Paróquia de Resende.

Durante a homilia, o Pe. João centrou-nos no alicerce, na pedra angular, que é Deus, revelado em plenitude em Jesus Cristo. Fez-nos percorrer a palavra de Deus proposta para este 15.º Domingo do Tempo Comum, com a missão dos Profetas, nomeadamente Amós, e dos Apóstolos, que vão, não em nome próprio, mas enviados por Deus. São enviados e são prevenidos, pois não vão para agradar aos poderosos, mas para servir, incluir e abraçar os mais pequeninos, para curarem os enfermos, para expulsarem tudo o que é manifestação dos espíritos impuros, ódios e violências, conflitos e desavenças, libertando-nos de todo o mal. A referência para os Apóstolos e para nós é Jesus Cristo, que nos redime e nos congrega. A nossa missão, não apenas dos sacerdotes, mas de todos e cada um dos batizados, é viver ao jeito de Jesus.

No momento pós-comunhão, depois de agradecimentos do pároco e do Pe. João Miguel, um familiar fez uma intervenção que vale a pena reproduzir:

“Pe. João Pereira: O Sacerdócio é dom que se recebe, é vida que se dá.
É seguir Jesus, é ser testemunha e sinal credível do Amor que Deus nutre por cada pessoa que criou à Sua imagem e semelhança. Ser Sacerdote é ser como o bom Pastor que deixa as 99 ovelhas e vai atrás da que se perdeu. Ser Sacerdote é ir pelos caminhos de hoje a anunciar e a testemunhar com a vida que Jesus é o Deus connosco, o Deus Amor, o Deus sempre presente.Hoje estamos aqui todos, nesta Missa Nova, para louvar o Senhor, por te ter chamado a segui-l’O e pelo caminho que já percorreste. E pedimos que o Senhor ilumine o novo percurso que agora abraças. A tua família está orgulhosa, sabemos que a luz que te guiou foi aquela que desde pequeno sentias que seria o teu caminho. Longe ou perto, todos estivemos ao teu lado.Agradecemos o Dom que te foi concedido: de espalhares a Palavra e a Luz do Senhor pelo mundo. Esperamos que a sabedoria da tua palavra e graça seja unânime a todos, e que nunca te esqueças que, por vezes, os gestos valem mais que as palavras. Que os teus atos sejam o abraço aos que mais necessitem, e que a palavra seja sempre a mais confortante. Que as Bem-aventuranças do Senhor te façam manter essa simplicidade no olhar e o sorriso fácil. Que por onde passes deixes um pouco da tua essência e ilumines o caminho dos que por ti se cruzem. Que deixes sempre um rasto do Deus-Amor, do Deus-bondade, do Deus-Misericórdia.
Sabemos que hoje estás feliz, por ti e por todos aqueles que fazem parte da tua vida.
A alegria que hoje compartilhas connosco, é a mesma que nós compartilhamos contigo! Sabemos que foste o escolhido para abençoar a nossa família com o dom maior. O dom do Amor e da Paz!
João, conta com a tua família em todos os caminhos que percorreres no anúncio da Boa Nova. Sempre te acompanharemos com os nossos laços familiares e com a nossa oração.
Parabéns. Não temas, Jesus está contigo” (Sílvia Águas e restante Família).

Tendo em conta as contingências que vivemos, não houve lugar a uma confraternização expansiva, como é habitual nestes momentos, mas, depois da saudação das pessoas ao novo padre, foi partido um bolo comemorativo e distribuído para que as pessoas o levassem para suas casas. Que Deus conceda ao Pe. João Miguel todo o bem e toda luz para viver com alegria a missão que tem entre mãos. Graças a Deus.

 

in Voz de Lamego, ano 91/35, n.º 4617, 14 de julho de 2021
FOTOS: Foto Ideal Resende (https://www.facebook.com/fotoidealresende)

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147