Previous Next

Bênção e Inauguração do Centro Paroquial de Felgueiras

No passado dia 26 de junho, pelas 11h, decorreu a cerimónia de inauguração do Centro Paroquial de Felgueiras.

A cerimónia iniciou-se com o descerramento da placa de inauguração do edifício pelo Sr. Bispo de Lamego, D. António Couto, pelo Sr. Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Dr. Carlos Miguel e pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Resende, Dr. Manuel Garcês Trindade. Seguiu-se a bênção das novas instalações pelo Sr. Bispo e algumas intervenções das entidades presentes. Findo este momento houve visita às instalações pelas pessoas presentes, guiadas pela explicação do Sr. Engenheiro Matos Almeida, autor do projeto, juntamente com o seu filho Arquiteto André Almeida, originários de Felgueiras.

Além das personalidades já referidas, estiveram presentes a Senhora Deputada Dra. Maria da Graça Reis, o Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Sr. Jorge Machado, a Senhora Vereadora, Dra. Maria José, o Senhor Presidente da Junta da União de Freguesias de Felgueiras e Feirão, Nuno Pereira, a Senhora Presidente da Assembleia da União de Freguesias de Felgueiras e Feirão, Dra. Catarina Talhada, O Senhor Pró-Vigário Geral, Cónego João Carlos Morgado, os párocos de Felgueiras, Pe. Martins, Pe. José Augusto e Pe. António José, os membros do Conselho Económico Paroquial, o Senhor Fernando Pinto, Construtor Civil e responsável pela construção da obra, alguns membros dos meios de comunicação social alguns benfeitores e demais membros da comunidade paroquial de Felgueiras.

Esta obra era um sonho antigo, uma vez que o edifício há muito manifestava sinais evidentes de degradação e eminente colapso, tornando-se quase impossível qualquer utilização, sob perigo de risco de integridade para as pessoas. Era, pois, necessário reconstruir a residência paroquial e reorientar a sua utilização, uma vez que dificilmente a paróquia iria voltar a ter pároco residente, em virtude do número de paroquianos cada vez mais reduzido.
No entanto, sendo a população tão reduzida (cerca de 100 famílias e muitas de pessoa única) e de escassos recursos, onde poderíamos encontrar meios para tão grande empreendimento?! Pensamos poder fazer uma candidatura para apoio através da DGAL (Direção Geral das Autarquias Locais) ao Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva (Sub-Programa 2).

A primeira resposta de apoio a esta intenção veio do Senhor Engenheiro Matos Almeida que se voluntariou para nos ajudar na elaboração do projeto. E foi assim que se foi alimentando a ideia de poder reabilitar a antiga residência, transformando-a em Centro Paroquial para apoio às atividades pastorais da paróquia e demais necessidades de colaboração com iniciativas de pessoas, grupos, associações e movimentos locais.

O Senhor Engenheiro Matos Almeida organizou e elaborou o projeto, recrutando técnicos para os projetos de especialidade e, mais tarde, associando o seu filho, Arquiteto André Freire Almeida, para apresentar o projeto final que viria a tomar corpo na obra que agora se inaugurou. Todo este trabalho de elaboração do projeto, acompanhamento presencial da obra (e foram várias dezenas de viagens do Porto a Felgueiras para acompanhar a evolução dos trabalhos) a título gratuito e sempre com uma generosidade e disponibilidade impagáveis.

Terminada a fase de projeto, começava a fase de candidatura para o apoio estatal. Mas surgia um dilema – este tipo de candidaturas só apoiava projetos até 100 mil euros. Surge então a necessidade de desdobrar a obra em duas partes para poder enquadrar-se neste perfil de candidaturas. E assim aconteceu – afetou-se uma parte para o referido Centro Paroquial e uma outra parte a um pequeno apartamento que se destina ao pároco, em caso de necessidade, ou a outra finalidade que o Conselho Económico decida afetar.

Foram vários anos de espera, dadas as muitas candidaturas a nível nacional e regional apresentadas e os escassos recursos afetados a este tipo de programas durante muitos anos. Mas, finalmente vem a boa notícia há quatro anos atrás – a candidatura seria apoiada a 50% (ou seja, cerca de 50 mil euros), se houvesse viabilidade financeira para os restantes 50%, o que nos foi de imediato garantido pelo Senhor Presidente da Câmara, Dr. Garcez Trindade.

No dia 11 de abril de 2017, nas instalações da Junta de Freguesia, foi assinado o Contrato-Programa de aprovação e financiamento da candidatura, com a presença do então Secretário de Estado das Autarquias Locais, Sr. Engenheiro Carlos Miguel, com a senhora Diretora da DGAL, Dra. Sónia Ramalhinho, com o senhor Diretor da CCDRN, Dr. Ricardo Magalhães, com o senhor Presidente da Câmara, Dr. Garcez Trindade e com a Fábrica da Igreja Paroquial de Felgueiras.

Depois do lançamento do concurso público para a execução das obras, ganho pelo senhor Empreiteiro Fernando Pinto, foi realizada a cerimónia de bênção da primeira pedra no dia 11 de julho de 2017, pelo Senhor Bispo de Lamego, D. António Couto, aquando da sua Visita Pastoral à paróquia.

A primeira fase da obra apoiada pela candidatura da DGAL – espaço do Centro Paroquial – foi concluída em 31 de dezembro de 2018, mas era necessário concluir também o espaço de residência, o anexo de apoio para arrumos, os acessos e arranjos exteriores, o mobiliário, etc, e tudo isso demorou mais tempo do que o previsto, para o qual também contribuiu a situação pandémica que ainda vivemos.

Mas, finalmente, chegou o dia da tão esperada inauguração e foi, para todos, motivo de alegria. Esta inauguração não decorreu nos moldes que sonhávamos, pois desejávamos que este dia fosse de convívio para toda a população, mas os tempos que vivemos ainda não são propícios a esse tipo de convívios e restringiu-se a este caráter mais formal. Prometemos que, quando for possível, o faremos.

O custo total da obra, não contabilizando os serviços de elaboração e acompanhamento do projeto, bem como os serviços prestados pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia, ronda os 260.000€ - 20% resultante da Candidatura da Direção Geral das Autarquias Locais, 42% da Câmara Municipal e 38% da Paróquia. Foi esta parceria tripartida entre o Governo Português, através do Ministério da Autarquias Locais, a Câmara Municipal de Resende e a Paróquia de Felgueiras, que tornou possível realizar esta obra que de outra forma a população de Felgueiras nunca conseguiria concretizar. Neste momento há uma dívida de cerca de 20.000€ que contamos saldar com as ajudas dos Felgueirenses residentes e dispersos pelo país e pelos diversos cantos do mundo e que nunca deixaram de estar vinculados às suas raízes.

Em nome da comunidade paroquial, o pároco agradeceu os apoios obtidos da parte do Ministério das Autarquias Locais, da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia, bem como de todos os benfeitores e paroquianos de Felgueiras. Só assim foi possível levar a cabo tão grande empreendimento.

O Centro paroquial contém, no andar inferior, um salão para cerca de 60 pessoas, apoiado por sanitários e uma pequena copa para apoio a pequenos eventos. No andar superior contém uma sala de estar e de trabalho para formação, convívio e demais atividades pastorais, uma sala menor para pequenos grupos e uma casa de banho de apoio. O apartamento contém um quarto, uma cozinha/sala, e uma casa de banho. O espaço envolvente contém ainda um anexo para arrumações, pátios, jardins e acessos de automóvel, tudo envolto num ambiente de paisagem natural privilegiada.

Quisemos celebrar esta inauguração neste dia, associando-nos à celebração da Festa do Padroeiro – S. João Batista. Ele foi inspiração para este trabalho de persistência, resiliência, coragem e firmeza para levarmos por diante este objetivo que hoje se torna realidade. Que continue a ser para todos nós o exemplo de autenticidade e verdade, sempre com a humildade de quem, como ele, procura apontar os caminhos do Senhor. Estou certo que este edifício será uma mais-valia para este serviço pastoral de aprofundamento da fé e de partilha do testemunho cristão no seguimento de S. João Batista.

 

Pe. José Augusto Marques, in Voz de Lamego, ano 91/33, n.º 4615, 30 de junho de 2021

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.