Retiro no Seminário sobre a Misericórdia divina

É com muita alegria que anuncio que, nós, os seminaristas do Seminário de Lamego, retomamos a nossa vida em comunidade, na passada quinta-feira, e não podíamos ter iniciado de uma melhor forma. Neste regresso fomos obsequiados com um retiro no qual foi abordada a Misericórdia Divina, tendo como pano de fundo o seguinte lema: “Eu sou o Caminho, a Verdade e Vida. Ninguém vai ao pai senão for por mim” (João 14,6).

Na quinta feira, após a Oração Mariana, visualizamos um filme que abordava toda a vida de São Francisco de Assis, no qual vivenciamos que o verdadeiro tesouro está no Céu. O que retiramos deste filme, e a melhor forma de o resumir, será com uma passagem bíblica que nos convida a “acumular tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam” (Mateus 6,20), relembrando que S. Francisco de Assis se despojou das riquezas materiais para acumular riquezas espirituais.

Na sexta feira, iniciamos o dia com a oração da manhã (Laudes), refletindo sobre vários temas, como por exemplo, “Entrai pela porta estreita” que nos convidava a viver a fé de uma forma mais rigorosa para não cairmos na tentação do comodismo, e a empenharmo-nos a seguir o caminho rigoroso e perfeito que é Jesus Cristo. Falámos, também, sobre “O Caminho de Emaús” que mostra o quão a humanidade é fraca em crer nas promessas Divinas, especialmente as que andam à volta da Ressurreição do Senhor.

Após estas reflexões fomos convidados a viver com Cristo a Via Lucis, que é uma Via Sacra sobre a Ressurreição do Senhor e o Seu Caminho de Luz, desde a Ressurreição do Senhor até ao Pentecostes. Esta Via Lucis, foi um verdadeiro pilar do nosso dia pois acabamos, por num curto espaço de tempo, atravessar todo o tempo Pascal.

De tarde, por volta das três horas, fomos convidados a viver outro momento forte, adoração ao Santíssimo Sacramento, na qual tivemos a possibilidade de nos reconciliar com Ele, vivendo o Sacramento da Reconciliação, sentindo a presença de Deus, que esteve e está entre nós, a escutar todas as nossas preces do mesmo modo como Jesus apareceu a Tomé e aos discípulos.

De seguida tivemos mais três meditações: “O Caminho do Samaritano” e “O Caminho da Cruz” e “O Caminho das Obras  de Misericórdia”.  Convidando-nos a ser misericordiosos para com os nossos próximos, a viver e a testemunhar as obras de Misericórdia.

No final da tarde celebramos a Sagrada Eucaristia, terminando o dia com a oração do terço e as completas (oração da noite).

O último dia do retiro começou da mesma forma que o segundo, com a oração da manhã, e em seguida com mais duas meditações, “O Caminho da Fé” e “A Santa Viagem” que nos convidaram a viver a fé seguindo o caminho do Senhor após o fim do retiro.

O retiro não podia ter terminado de melhor forma senão com a Eucaristia, relembrando que a inocência de um caminho apertado nos leva ao Senhor Jesus Cristo.

Em nome dos Seminaristas, agradeço a todos os que rezam por nós e, também, ao nosso Diretor Espiritual, Sr. Pe. Aniceto, que nos proporcionou este momento inesquecível.

A todos o nosso muito obrigado.

 

Tiago Sequeira Seminarista do 10.º ano no Seminário de Lamego,
in Voz de Lamego, ano 91/22, n.º 4604, 13 de abril de 2021

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147